27 março 2009

Dando um jeito nas madeixas - Escova


1. Lave com seu xampu e condicionador favoritos e, ainda no banho, desembarace os fios. Tire todo o condicionador.

2. Retire o excesso da umidade com a toalha. Mas se você não quer ficar igual poodle, esqueça aquela idéia de esfregá-la na cabeça. Basta pressionar com cuidado. Terminando, passe um pente de dentes largos para manter os fios soltos e sem nós.

3. Escolha um bom defrisante e aplique uma pequena quantidade apenas no comprimento e pontas.

4. A escolha de uma boa escova é o primeiro passo. As melhores têm cerdas de javali, mais macias. Já as de nylon são recomendadas para cabelos grossos. Os lisos pedem uma escova térmica para modelar melhor a ponta, e os encaracolados exigem uma escova mista (de cerâmica, com íons e cerdas) para alisar e modelar.

5. Comece a secar o cabelo com o secador e a ajuda das mãos com cuidado para não embaraçar. Quando os fios estiverem apenas úmidos, faça divisões em diagonais e trabalhe madeixa por madeixa para que a raiz não fique marcada. Lembre-se: nada de pressa.

6. A forma como você direciona o secador também influencia no resultado final. O bico precisa ser posicionado na diagonal e o jato de ar tem de seguir de cima para baixo (ou da raiz para as pontas). Assim, as escamas dos fios se fecham evitando o efeito arrepiado.

7. Cada mecha separada deve receber o mesmo tratamento. Comece pela raiz, alisando bem. Passe para a metade do comprimento para dar brilho ao cabelo e, por último, modele as pontas. Os três passos são o segredo de uma escova linda e com movimento.

8. Para quem tem cabelo liso e com pouco volume, a dica é terminar a escova com um jato de ar frio. Ele dá mais movimento ao penteado. Mulheres com fios cacheados, que capricharam no look liso por um dia, precisam do toque final com a chapinha.

9. Um bom finalizador aumenta o prazo de validade da sua escova. Mas fique atenta ao rótulo e evite aqueles que contêm silicone na fórmula, principalmente se você tiver tendência à oleosidade. As chances de ficar com uma aparência sujinha são altas.

10. Nos dias úmidos a fixação dá quase tanto trabalho quanto a escova em si. Há uma variedade de sprays com diferentes níveis de fixação. É recomendável o uso do spray seco e de fixação média e sem exagero para que o cabelo não fique com o aspecto duro e sem balanço.

2 comentários:

Renata disse...

Ai, Rosi, quem dera eu tivesse paciência pra escovar meu cabelo, viu?

Obrigada pelo recadinho lá no Pantufas! :)

Ká Lopes disse...

Olá, obrigada por está participando do sorteio no Hey Cute!
Espero que você comente lá mais vezes!

Um beijo e boa sorte!