23 abril 2009

Santo Guerreiro

Ele é o Senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem, defende os fracos e os que estão em demanda. Foi Ogum quem ensinou aos homens o trabalho com ferro e aço. Seus instrumentos, além da espada são: alavanca, machado, pá, enxada, faca, etc. Com os quais ajudou os homens a dominar à natureza e a transformá-la. No sincretismo Ogum é associado a São Jorge.

Como está sempre ligado ao poder e a força, este Orixá não gosta de ter suas ordens desobedecidas. Quando não é atendido fica irado e perde a razão e castiga àqueles que o desobedeceram, arrependendo-se depois. A cor de Ogum é o vermelho, mas pode ser associado ao verde. Sua bebida é a cerveja branca, seu dia da semana é a terça-feira.

Ogum também é considerado o Senhor dos caminhos. Ele protege as pessoas em locais perigosos, dominando a rua com o auxílio de Exu, seu irmão e rei das encruzilhadas e dos cemitérios.

História: Conta uma lenda que ao chegar a uma aldeia Ogum ficou furioso. Ele falava com as pessoas, mas ninguém o respondia. Isto aconteceu sucessivas vezes, e sempre que se dirigia a um morador da aldeia só tinha silêncio. Ele achou que as pessoas da aldeia estavam zombando dele e num ato de fúria usou seu poder e matou a todos que ele pensava estarem o humilhando.
Um dia ao passar por outra aldeia ele contou a um ancião o ocorrido e este lhe disse que na aldeia por onde Ogum passara as pessoas, naquela época do ano, faziam um voto de silêncio por alguns dias. Ao saber disso ele ficou enfurecido consigo e envergonhado, jurou proteger os mais fracos e todos aqueles que estivessem sofrendo injustiças, discriminações e qualquer tipo de perseguição injusta.

3 comentários:

Teresa disse...

ahhh hoje eu acordei no susto com a quantidade de fogos....aqui no Rio já viu né....se ouve um barulho já acha que é tiroteio....rs

Verônica Cobas disse...

Oi, Rosi...

Hoje estava conversando um pouco sobre o sincretismo inspirado na figura de São Jorge. Independente da associação com o mito de Ogum, mesmo dentro da Igreja Católica, São Jorge inspira sentimentos completamente humanos. Como se a ele não fosse exigida a absoluta pureza. É relacionado com festas mais pagãs, com uma certa picardia, protege os guerreiros e até mesmo os que passeiam bem longe dos atos cristãos. Daí também a simpatia com a qual é olhado e a proximidade com sentimentos como raiva e amor. Curioso não? Bom falar disso hoje e bom ler isso aqui também. beijão. Vê

Suzana Mattos disse...

Rosiiii...
Você sabe que eu não sou muito fã dessas coisas. E, que eu nem acredito muito nessas coisas de Santos, né?
Mas, confesso, adorei o post! Vou pedir mudanças para esse santo. Quem sabe é isso que falta na minha vida. Fé!

Saudades!

Beijos