13 janeiro 2010

Cuidando da imagem

Há um tempo atrás participei de mais um curso de comunicação, porém esse último abordou principalmente sobre marketing pessoal.O material anexo trouxe várias dicas que gostaria de compartilhar por aqui:
O Marketing Pessoal tem a ver com a imagem que você mesmo projeta no mercado, ou seja, você é seu principal cliente. Ele não é algo como um dom ou talento, mas é um processo contínuo de conquistas, que gera, como consequência, o valor que você passa a ter.
Seguem algumas sugestões que poderão ajudar na busca e estruturação do seu marketing pessoal:
  • Faça algo para promover a sua própria imagem, por exemplo, aparência, dicção, etc;
  • Faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento;
  • Aproveite as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem, por exemplo, falar em público, escrever um artigo, etc;
  • Estabeleça metas pessoais e profissionais;
  • Ao falar com as pessoas, dê a devida atenção olhando-as sempre nos olhos;
  • Procure falar bem, corretamente, com elegância e naturalidade;
  • Conheça e amplie suas próprias capacidades. Muitas pessoas deixam de fazer coisas por que desconhecem a capacidade que possuem;
  • Principalmente em atividades profissionais, realize aquilo que te dá prazer. Estará prestando um grande serviço à você mesmo e aos seus clientes por estar fazendo algo melhor, justamente porque é muito mais prazeroso;
  • Imagine-se no futuro e veja você lá. Imagine-se realizado, com muito sucesso pessoal e profissional e muito feliz, isso o ajudará a identificar o que precisa fazer hoje para conseguir o que deseja amanhã;
  • Viva harmoniosamente com as incertezas e as surpresas, elas fazem parte do processo da vida: não se deixe abater por dúvidas, medos e fraquezas e quando por ventura elas surgirem, evite mostrá-las para outras pessoas.
O marketing pessoal é um processo contínuo de conquistas, que gera a imagem do profissional. Para saber o próprio marketing é preciso saber se comunicar.
  • Tenha segurança ao falar, confie em si mesmo, reforce sua auto estima para ficar calmo e tranquilo em qualquer situação;
  • Fale com boa voz, boa dicção. Administre a velocidade da fala, faça pausas, adeque o volume ao ambiente e ao interlocutor;
  • Seja objetivo, desenvolva as ideias com clareza, com começo, meio e fim. Use exemplos para fortalecer seus argumentos;
  • Faça gestos adequados, tome cuidado com as mãoes, evitando uma excessiva gesticulação. Procure adequar a expressão facial ao conteúco, tenha uma postura elegante e confiante;
  • Adeque o vocabulário e a linguagem ao tipo de pessoa que estiver falando;
  • A aparência e a elegância também contam pontos. Seja discreto ao vestir-se, zelando por uma impressão positiva;
  • Chame as pessoas pelo nome. Treine a técnica da memorização para se lembrar do nome e informações importantes das pessoas. Nada há de mais precioso no campo das relações, do que chamar a pessoa pelo nome, demostrando interesse e consideração;
  • Não esqueça nunca dos pronomes de tratamento adequados, como Senhor, Senhora, Doutor. Evite excesso de intimidade, mesmo que as pessoas deem liberdade para isso.
Reflita sempre:
  • O que estou fazendo para promover a minha própria imagem?
  • Estou atualmente buscando algum tipo de especialização ou aperfeiçoamento no que quero atingir?
  • Até que ponto eu mostro o potencial que tenho?
  • Eu sei quais são minhas capacidades?
  • O que eu faço bem e me dá prazer?
  • O que eu gostaria de fazer no futuro e que me faria feliz?

2 comentários:

Beta Bernardo disse...

Já melhorei bastante nisso!!
Hoje me vendo bem melhor que antigamente! ;)
bjks

Cláudia Ramalho disse...

Excelente post! Adorei!
É sempre bom cuidar da imagem, pois a primeira impressão é muito importante.