24 fevereiro 2010

Papo de dona de casa

* Varal de apartamento é sempre pequeno, não é mesmo: Então que tal colocar as camisas e blusinhas em cabides e pendurá-los no varal? Além de economizar espaço, esse método resolve dois problemas: favorece o fluxo de ar (já que as roupas ficam “de ladinho” e não bloqueiam a janela), acelerando a secagem e facilita o processo de passagem das peças, que secam mais retinhas (principalmente as camisas).

* Falta espaço no guarda-roupa? Enrolando as toalhas de banho, rosto e lavado em rolinhos, você ganha espaço no armário e fica mais prático de tirar as que vão ser usadas sem fazer bagunça. E as roupas de cama? Todas as peças de um conjunto podem ser guardadas juntas dentro de uma das fronhas, além de ganhar espaço fica mais fácil para identificar.

* Se o espaço ainda falta, dê uma olhada nas paredes. Panelas e frigideiras podem ser retirados do armário e pendurados nas paredes. Ferramentas podem ser colocadas em prateleiras suspensas ou em prateleiras imantadas assim como facas.

* Você trabalha fora e tem que congelar feijão, certo? Mas feijão descongelado fica sem gosto, não acha? Então refogue um pouco de cebola e alho, coloca o feijão e um pouco de água e deixa ferver no fogo baixo. Faz toda diferença.

* Na sua casa a faxineira aparece duas vezes por semanas, seja ela contratada ou você mesma? Então em um dia da semana reserve para a faxina normal, aquela bem pesada mesmo. O outro dia, reserve aquelas tarefas que exigem tempo e que geralmente a gente deixa pra fazer nas férias, tipo limpar e organizar os armários da cozinha e do quarto, descongelar e limpar a geladeira, dar uma geral nas gavetas, essas coisas.

* Falando em geladeira, uma vez por semana, transforme as sobras de comida em sopas, tortas, bolinhos ou recheios para sanduíches. Aliás, nunca é demais reavaliar se a quantidade preparada está de acordo com o tamanho da fome dos integrantes da família.

* Se ao terminar o almoço, você olha para a pia e te dá aquele desânimo, mude essa situação: lave enquanto cozinha! Sabe aqueles minutinhos que a gente esperar o cozimento daquela panela que tá no fogo, enfrente a pia, lave todos os utensílios e dê uma limpadinha na pia ou bancada. Assim, só sobram os pratos, copos e talheres das pessoas que almoçaram.

* Uma forma de economizar energia elétrica é retirar da geladeira todos os ingredientes antes de cozinhar. Isso também vale para aqueles ingredientes que ficam na dispensa, como forma de agilizar seu trabalho.

* E os famosos potes de sorvete de um litro para que servem? Guardam linhas, agulhas e demais acessórios de costura. Ainda por cima, podem ser decorados com o tema daquilo que contém. Guardam sobras de comida na geladeira perfeitamente, por terem o mesmo formato eles ficam bem organizados. E são excelentes para ser guardados no armário, também pelo seu formato que permitem empilhar e o primeiro pote (o de cima) comporta todas as tampas dos demais.

* Embora não seja ecologicamente correto, convenhamos que os saquinhos plásticos (sacolas) de supermercado ajudam muito no nosso dia-a-dia. E como todas temos vidas corridas, coloque vários saquinhos, um por cima do outro. Você tira o lixo e já tem outro saquinho embaixo pronto pra ser usado, além de que, num possível vazamento, sua lixeira fica limpinha.

E para manter tudo organizadinho:
- Limpe já: Pode ser molho de tomate sobre o fogão ou maquiagem na pia do banheiro, quase tudo é mais rápido e fácil de remover se for limpo imediatamente.
- Arrume a cama: Uma cama feita e um quarto organizado torna menos provável a chance de que você deixe outras coisas (como roupas e papéis) fora do lugar.
- Ajeite a cozinha: Não deixe sua cozinha "dormir" sem uma organizada simples: panelas em cima do fogão e louça na pia, nem pensar. Coloque o resto dos alimentos em potes plásticos, leve-os à geladeira e lave a louça.

11 comentários:

Shilola disse...

Esse é o post que eu tenho que guardar pro resto da vida, Rosi!
Adorei!
;)
Aliás, se tiver outras dicas, pode até colocar umas série aqui no mundinho "Papo Dona de Casa"...
:D
Valeu lindona!
[]s
Carol

Carmem Tristão disse...

ótimas dicas, Rosi. Sobre lavar as vasilhas enquanto cozinha, já foi motivo de briga dentro de casa. quando eu termino de cozinhar, a pia tá um brinco!!!!!!!!! já marido... qd termina, a pia tá do tamanho de uma semana! aí dei ultimato: ou ele cozinha e lava ao mesmo tempo, ou não cozinha mais, porque sempre sobra pra mim!!! rsrsrsrs

Leticia disse...

Mto boas as dicas!!!
Beijos
lelê

Luiza Coelho disse...

oieee. Respondi seu email... recebeu? Vim te fazer uma visitinha! Agora vou sempre passar por aqui :)

beijinhos

Priscila disse...

Ai, Rosi!
Adorei o post. Vou tentar aplicar as dicas na minha vida! Valiosas!
Bjs.

Fabiana disse...

Rosi, adorei todas as suas dicas! Amei mesmo, e preciso colocar umas em prática, rs.
Bjs!

Katia Bonfadini disse...

Oi, Rosi!!!! Faço algumas dessas coisas, mas outras passam batido e acho que depois desse post preciso reavaliar muitas atitudes. Ótima dicas!!!! Um beijão pra você!

Nana disse...

hehehe então eu sou uma boa dona de casa amiga,a maioria eu faço!
Bjss

Alethéa disse...

Concordo com vc e faço tudo isso. Mas, para mim, é religioso não ir dormir com a cozinha bagunçada! Tenho agonia disto, rsrsrs. Abraços.

Fla disse...

Ei, adorei!
=D
Dicas valiosas aqui menina!
Bjs

disse...

Adorei a ideia de colocar vários saquinhos de supermercado na lixeira. Super prático!!!
Bjs