11 novembro 2011

Fala, Mamãe!

Inaugurando a nova coluna do blog, apresento a vocês Raquel, uma pessoa muito querida que encontrei pelas minhas navegações da net. Em algumas visitas aos respectivos blogs, descobrimos que nossos bebês nasceram no mesmo dia! Confiram o que ela tem a dizer sobre a cidade que mora:

Meu nome é Raquel, tenho 29 anos e sou mãe de um menino muito lindo chamado Luiz Filipe, ele chegou em minha vida há nove meses, desde então tenho conhecido um outro lado da cidade imperial, o que ela oferece para crianças.
 
Falar sobre minha cidade...ou melhor onde moro atualmente, a cidade de meu marido, pois confesso que sou meio nômade, nasci no interior do Rio de Janeiro, morei anos em Niterói para estudar, fiz um estágio de casamento em Roraima (sim, no norte) e atualmente moro na cidade serra fluminense de Petrópolis, conhecida como cidade imperial, cidade do frio e dos museus, da casa de verão oficial da presidenta e onde a família real também passava as férias. Confesso que frequento a cidade há pelo menos 10 anos, o tempo que estou com meu marido, sempre me imaginei morando aqui, gosto muito da cidade, só não gosto muito do frio que faz por estas bandas.

Petrópolis é uma cidade de médio porte, bem próxima ao Rio de janeiro, mais ou menos 70 Km. Como disse tem muitos museus, uma arquitetura com estilo europeu e uma grande influência da colonização alemã. Petrópolis tem muitas opções gastronômicas, com restaurantes bem charmosos e Itaipava, seu distrito que tem também muito a oferecer em lazer, gastronomia e compras.

Desde que meu pequeno nasceu, passei a observar os lugares que melhor comportam uma criança, como serviços e também no quesito diversão. Falando de gastronomia gostaria de compartilhar lugares agradáveis, com comidas gostosas e um atrativo a mais para os baixinhos.

Para um domingo ensolarado, nada melhor do que acordar e convidar toda a família para um dia gostoso ao redor do Lago Quitandinha. Situado em uma das entradas principais da cidade, o Hotel Quitandinha fez muito sucesso na década de 50 com seus cassinos e bailes de carnaval onde a elite carioca e a até americana frequentava. Hoje, o Hotel pertence ao Grupo SESC, sedia espetáculos teatrais, mostras e outros. Em frente ao hotel, existe um lago, com o formato do mapa do Brasil, onde é possível se divertir muito com os pequenos, o lago tem peixes e carpas que podem ser alimentados, se compra ração no mesmo local e é diversão garantida ver os peixes pulando e se aglomerando para comer. Também é possível andar de pedalinhos, qual criança que não gosta?! Ao lado do lago, existe uma churrascaria em anexo, chamada Lago Sul, sua parte de baixo fica bem a margem do lado, então é possível almoçar ou apenas beliscar deliciosos aperitivos e tomar até um chopinho na companhia de amigos e seus filhotes. É um passeio muito agradável e a criançada adora, eu mesma já levei meus dois sobrinhos que tem 2 e 3 anos e também o Luiz Filipe a tira colo, passeio com diversão garantida. Vale ressaltar que o restaurante tem fraldário no banheiro, e nada em especial no cardápio para crianças, mas qual delas que não goste de batatinha, arroz, mandioquinha frita e carninha ou frango?


 


Outro passeio bem legal é conhecer o Restaurante Trutas do Rocio, situado a 7km da BR 040, na entrada de um bairro daqui chamado Rocio, é um lugar super aconchegante, que serve umas trutas maravilhosas, sucos orgânicos, caipirinhas e um atendimento de primeira. Lá é necessário fazer reserva com antecedência, pois o restaurante não é muito grande, mas é diversão garantida com sua vista para a mata nativa, seus lagos de criação de trutas e o melhor os esquilos que passeiam pelo restaurante. As crianças amam ver os bichinhos e entrar em contato com a natureza. Um passeio bem natural para valorizar as belezas serranas. As crianças assim aprendem a valorizar e respeitar a natureza, no cardápio não existe nada direcionado paras crianças, mas caso não se tenha nenhuma restrição alimentar, um peixinho, um arroz e uma batatinhas são bem vindas não acham?!

Frequento lá sempre que posso, não tem uma visita que venha a minha casa que não leve lá, Também já levei meus sobrinhos que adoraram e o Luiz Filipe fez sua estreia lá na semana passada. Vale ressaltar que por ser em uma região montanhosa, tem muitos degraus, então levei um carrinho daqueles menores e desmontáveis, fáceis de carregar. Um lugar maravilhosos que vale a pena conhecer! O site de lá www.trutas.com.br, vejam as fotos abaixo:


 

Vocês devem estar pensando que eu só como nesta cidade né? 
 
Mas para que vocês não fiquem com esta impressão...um lugar ótimo para levar as crianças é a Praça da Liberdade, situada bem no centro histórico de Petrópolis, é rodeada pela Catedral São Pedro de Alcântara (ao qual eu me casei), a Av. Koeller, com palácios e casarios do tempo do império, bem próxima também ao Relógio das Flores e a Casa de Santos Dumont. É uma praça com parquinho para as crianças, os tradicionais bodinhos e suas charretinhas para passeios, chafariz e até um coreto. Vale levar bicicleta, velotrol e afins, soltar as crianças para correr atrás dos pombos, tomar um chopinho ou um refrigerante no bar em anexo e até almoçar em vários restaurantes ao redor. Este é um passeio bem legal para crianças com muita energia e vontade de brincar, tem uma paisagem linda e é um dos principais pontos da cidade. Durante o ano são realizados vários eventos, festas tradicionais da cidade e no Natal esta praça é toda enfeitada e abriga o presépio.


Petrópolis tem muitas outras atrações, muitos museus, Itaipava tem vários shoppings e afins. Aqui foi só um pouquinho do que esta cidade linda tem para oferecer. 

Se quiserem mais informações podem me escrever: tetelcabreira@bol.com.br, também escrevo no blog: http://raquelcabreira.blogspot.com, passem por lá para me conhecer.

Um comentário:

Raquel disse...

Adorei me ver aqui....só fiquei triste com o fim do blog das comadres!!!! Espero que todos gostem das dicas... Bjocas