26 julho 2012

E a escola?

Como pais, uma das nossas preocupações é sempre dar uma "boa educação" para o Dudu e educação está relacionada a uma boa escola. Nosso objetivo é encontrar um lugar onde ele possa se desenvolver, participar desse mundo competitivo e ter acesso às oportunidades.
 
A questão maior é quando iniciar esse processo. Entendo que os dois primeiros anos de vida são mais voltados para o cuidado e descoberta, a partir disso é a fase dos estímulos e aí sim entra a escola. Portanto, minha opinião é que o Dudu fique aos cuidados da Babá até completar dois anos. Já o Marido pensa que iniciar na escola deveria ser já, acredita que o Dudu está maduro e conviver com outras crianças e receber estímulos de profissional especializado é importantíssimo.
 
Confesso que estou com receio e cheia de dúvidas. Talvez pudéssemos adotar o meio termo, como colocá-lo na escola apenas meio período para que sua adaptação fosse mais tranquila, mas mesmo assim ia precisar da ajuda da Babá para levar/buscar da escola já que nossos horários de trabalho não permitem que façamos isso, o que me deixa bastante chateada, gostaria muito de acompanhar essa fase de perto.
 
E por que trazer esse assunto à tona? Bem, isso está relacionado aos últimos acontecimentos.
 
Estava bastante incomodada com meu emprego atual (como contei há uns dias) pela distância e tempo que eu fico presa no trânsito. E no meio disso tudo, recebi uma proposta de trabalhar em outra empresa com cargo e salário melhores, além da localização que é bem mais próxima de casa. Aceitei, mas tinha que me desligar do emprego atual. Para minha surpresa recebi uma contraproposta muito atrativa e resolvi ficar. Sim, a distância e tempo de deslocamente serão os mesmos, mas negociei valores e horários mais flexíveis em alguns dias/momentos.
 
Tudo isso permitirá que sejam colocados em prática alguns planejamentos, como nos mudar (opa, nos mudamos recentemente - conto essa história depois) e encontrar uma escola ideal para o Dudu. O que sabemos é que não queremos muitas mudanças no que diz respeito a escola, nossa intenção é que ele ingresse numa escola que acompanhe sua evolução de estímulos, alfabetização até a preparação para vestibular e mercado de trabalho, acho importante seguir essa linha e não ficar mudando de escola e ter que se adaptar todas as vezes a novas regras e formas de ensino.
 
Enquanto essa decisão não acontece e lendo relatos de algumas amigas, pensei em providenciar algumas atividades para o Dudu, algo lúdico como pintar, rabiscar, ter contato com outros materiais. Pesquisei algumas alternativas e fiquei animada. Torçam por nós. Volto para contar a respeito.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Rosi, eu tenho um pesamento um pouco diferente do seu qnt a escola, por aqui decidimos que Alice vai meio período com 2 anos e meio, é uma escola pequena, na nossa rua, mais de 30 anos, e o mais interessante é que eles avaliam o perfil da criança e indicam escolas em que a criança possa obter mais sucesso do ensino fundamental ao médio,
A questão da idade, sempre que me informo (desde o pediatra da Alice até psicólogos) a melhor idade é depois de 3 anos, antes disso apenas "se" o ambiente de casa não proporcionar um bom desenvolvimento ;)
Parabéns pelas conquistas profissionais,
bjs