27 fevereiro 2009

Eu conheço gente chique, benhê


Terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O clima era de expectativa no Armazém da Cultura Maria Dirce Camargo, no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz, na Estação da Paulista. Curiosos e ansiosos, os 200 participantes do curso livre de teatro da Associação Cultural e Teatral Guarantã aguardavam o anúncio do elenco principal. Ao meio dia de domingo, os presentes vibravam a cada escolha de personagem. O último nome da lista era justamente o mais aguardado: Jesus Cristo, o protagonista do espetáculo "Paixão de Cristo de Piracicaba". Depois de certo suspense, a revelação, e no lugar de um Jesus, dois: Richard Tavares, 30, o Rico Tavares, e Daniel Costa, 23. Com residência fixa em Piracicaba há quase quatro anos, Rico Tavares diz que é apaixonado pelo espetáculo e que no ano passado participou das oficinas ministradas por Rosana Bapstitella, quando a trama teve direção de Carlos ABC. A intenção era compor o time de atores voluntários, mas a vontade foi interrompida por compromissos profissionais. "A felicidade é tanta que darei tudo de mim nesse papel. Sei que terei muitas pessoas para me auxiliar", fala o ator e publicitário. Já Daniel Costa, que é bailarino e pesquisador de cultura popular, manifestações populares e educação, entrou para o elenco por acaso, já que está ministrando oficinas de dança no Engenho Central ao elenco. "A Rosana precisava de uma pessoa com maior experiência para lidar com a representação de Cristo mais novo", diz o bailarino, que é graduado em dança pelo Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e trabalha com Rosana em Campinas, em espetáculos e projetos.

O espetáculo "Paixão de Cristo de Piracicaba", que este ano completa 20 anos, terá dois atores no papel de Jesus Cristo. O campineiro Daniel Costa, 23, viverá o personagem aos 12 anos e o paulistano Richard Tavares, 30, conhecido como Rico Tavares, interpretará o personagem na fase adulta. O anúncio dos 86 integrantes do elenco com direito a fala ocorreu na tarde de anteontem, no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz, na Estação da Paulista, e foi feito pela diretora Rosana Baptistella. A encenação da história ­ de responsabilidade da Associação Cultural e Teatral Guarantã ­ acontece durante a Semana Santa, entre os dias 5 e 12 de abril, no Engenho Central. "Tive vários nomes e idéias em mente antes de fazer a escolha. Durante as oficinas promovidas pelo grupo ­ que começaram em novembro e seguem até 15 de fevereiro ­, acompanhei o desempenho para fazer a opção certa. De qualquer forma, podem ocorrer mudanças durante o ensaio", explicou Rosana. A escolha de um adulto para viver Jesus jovem ­ aos 12 anos ­, explica Rosana, foi para conferir "mais dramaticidade às cenas", o que ela poderia não conseguir se optasse por uma criança para o papel. Costa é bailarino e ministra oficinas ao elenco. "Todos os demais foram escolhidos por meio de critérios técnicos", disse, ao citar que o Cristo infantil estará presente em cenas que serão incluídas na montagem deste ano, como a do discurso entre os doutores. Rosana teve contato com Tavares ­ paulistano radicado em Piracicaba há três anos ­ nas oficinas que ela ministrou para a preparação do elenco de 2008. "Ele possui uma entrega que me convenceu", justificou a diretora.

Gente: Richard, o Rico Tavares é meu amigo de longa data. Foi meu companheiro e confidente na faculdade, e até hoje está no mesmo posto. Amo esse cara demais. Felicidades, meu amigo

Um comentário:

Richard disse...

O QUE DIZER???
ADOREI!!! RSS

MEIL BEIJOS!!!

RICHARD.