04 abril 2009

Criança tem que brincar

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Eu que sempre fui pobrezinha, mas muito criativa, brincava de "Jogo das 5 pedrinhas" ou "Cinco Marias". Funciona assim:

Procure cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia.
1ª rodada: Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas.
2ª rodada: Jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém desta vez pega-se duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita.
3ª rodada: Cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada.
Última rodada: Joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.

Existem artesãs que fazem do jogo uma obra de arte. Olhem cada coisa linda que essas meninas fazem com feltro:
Nani Patch
Keila Arts

2 comentários:

Debora disse...

Oi Rosi.
Obrigada pela visita.
Apareça sempre.

bjs

samegui disse...

Faz um tempo que assino seu feed e acompanho sua visão interessante sobre a maternidade. Esta sugestão de brincadeira me lembrou o que discutimos na comunidade Porque se sujar faz bem e deixo aqui um convite para vc contar sobre este universo de brincadeiras naturais por lá.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=78333981