10 abril 2009

Da série: Gente que faz

A "Paixão" segundo Maria - Piracicaba/SP
É esse o
fio condutor do espetáculo que acontece na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo em comemoração à Páscoa. O ponto forte vem da narração de Maria, da
ótica dos atores e conseqüentemente da platéia. Ao contrário de interpretações anteriores de Maria, que evidenciavam o desespero da mãe de Jesus, o espetáculo desse ano dará à personagem ares mais serenos.

Já o personagem Jesus Cristo será interpretado pelo meu amigo de longa data, Richard ou Rico Tavares como é conhecido no meio artístico. A construção do personagem dele foi estruturada com muita pesquisa livros para o conhecimento teórico da ação, vídeos para conhecer o trabalho de corpo dos atores e muita percepção.
Conversei com meu ilustre amigo sobre essa experiência:

* Conte um pouco da sua trajetória como ator.
Faço teatro amador desde os 18 anos. Até cheguei a passar no vestibular para fazer artes cênicas numa faculdade conhecida em SP, mas como não tive apoio da família, acabei cursando Publicidade, mas nunca me afastei desta beleza que á atuar! Além de amar a dança; faço atualmente dança de salão e já pude cursar em SP dança flamenca e country.

* Como foram escolhidos os atores para a peça?
Foram oferecidas oficinas teatrais de expressão corporal, de dança, voz e figurino por facilitadores formados na Unicamp. Com o passar das oficinas que duraram três meses todos os finais de semana, foram sendo avaliados todos os participantes e após cada um preencher uma ficha com a intenção de representar um ou mais personagens, foram distribuídos os papéis de acordo com o desempenho em oficina de cada um.

* Quais são seus projetos futuros?
Atualmente sou funcionário de uma empresa, em horário comercial, assim como 90 % dos atores que participam do Espetáculo, pois todos são voluntários e, portanto nada recebem para atuar. O meu projeto não mudou: continuar atuando, estudando bastante, correndo atrás de novidades nas artes cênicas e na dança, estarei sempre atento. Tenho muitos sonhos como qualquer pessoa, mas o meu Destino está nas mãos de Deus e tenho certeza que acontecerá o que for melhor para mim!

* O que a peça representa para a cidade de Piracicaba?
O espetáculo Paixão de Cristo é um dos mais famosos e aguardados na cidade, é o vigésimo ano consecutivo de apresentações. Faz parte da cultura da cidade e existem muitos participantes que participam desde pequenos da mesma e encaram como parte de sua vida.

* Para você qual a importância cultural da peça?
Ela é de suma importância cultural por mostrar a capacidade que a cidade tem de produzir um belo espetáculo com mais de 300, 400, 500 atores em cena, de uma forma tão bela. Por conseguir ser reconhecida como uma das maiores retratações da Paixão de Cristo no Brasil. Por movimentar a população em prol ao espetáculo, unir pessoas, religiões, classes sociais, idades diversas e aumentar o turismo.

* Existem novidades para a exibição desse ano?
Sim, a principal, é que a narração do Espetáculo é feita por Maria, que é depois de Jesus, a maior atingida pela história e declara em atos e palavras o seu sentimento de mãe diante às passagens do filho na Terra. Fora os cenários, figurinos, arquibancada, ambientação da cidade de Roma e a bela interpretação dos atores.

A apresentação ocorre no Engenho Central em Piracicaba/SP até 12/abril às 20h. Para saber mais: http://www.bancadigital.com.br/jpiracicaba/reader2/Default.aspx?pID=2&eID=321&lP=0&rP=1&lT=page

Nenhum comentário: