22 julho 2009

Minha fé

Acredito fielmente no ditado popular "a fé move montanhas"

Minhas crenças mudaram, mesclaram-se e transformaram-se à medida que cresci, que deixei minha curiosidade ir além das palavras daqueles que estavam em cima de um altar. Já li livros religiosos, já questionei suas palavras.

Desde que nos mudamos para o meu apartamento, montei um altar. Confio e sigo (não à risca) a religião espírita e por essa razão, acredito em energias.

Tenho um fio de contas (uma guia) branca de Oxalá que ganhei de uma pessoa muito especial. Para quem não sabe as guias são elementos ritualísticos pessoais, individuais e intransferíveis, devendo ser manipuladas e utilizadas somente pelo médium a quem se destinam. Tenho mediunidade como qualquer pessoa tem, em alguns ela se manifesta mais acentuadamente e em outros ela apenas dá sinais.

Em meu altar também há duas velas brancas para o anjo da guarda (um para cada pessoa que mora na casa), uma imagem de São Cosme, Damião e Doum e muitos doces para os Êres. Cosme, Damião e Doum, sincretizam com o Orixá Ibeji e representam as crianças na Umbanda, uma linha de trabalhos muito ligada ao Orixá Oxumaré, que traz em si o arco-íris, as cores, a alegria e a renovação da vida presente em cada criança. Já os Erês são a alegria que contagia a Umbanda, pois simbolizam a pureza, a inocência e a singeleza. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências.

Confesso que perco a fé nas pessoas, principalmente quando ouvimos um crime brutal, quando presenciamos uma situação que apenas quer se tirar vantagem, quando vemos pessoas alheias ao sofrimento do próximo. Mas essa fé volta, principalmente quando lembro de uma delicadeza que um colega me fez, quando uma amiga de longa data me liga e diz que estava com saudades, quando recebo um e-mail agradável, quando alguém se propõe a ajudar mesmo sem saber como.

Independente de religião, a força e a beleza da vida sempre te ajudam. Ela te puxa se você começa a fraquejar. Precisamos ter fé na vida e pensamento positivo, sempre.

Um comentário:

Fla disse...

Eu acho que não acredita em nada anda muito vazio.
Eu não tenho religião, mas tenho fé em Deus e acredito no poder do meu São Francisco de Assis.
=)
Bjs
Fla