10 agosto 2009

Amigos blogueiros

Todo mundo que tem um blog tem visitantes que acabam virando amigo. Mesmo que virtual, um blogueiro adora saber que seu texto foi lido. Enfim, mas como conquistar amigos pela blogosfera? Eu sei que amizade surge, afinidades também, mas se você não tomar a iniciativa fica complicado conquistar alguém e ser conquistado.

* Tenha uma linha de postagens: vale ter um tema definido, mesmo que seja variedades para que aquelas pessoas que se identifiquem com seu estilo possa se aproximar.

* Atualize sempre: de preferência diariamente. Todo blogueiro é curioso e gosta de novidades. Blogs não são sites estáticos.

* Expresse sua opinião: se for apenas textos informativos, o blog não chama a atenção. Quem busca informação usa o google, quem quer interação busca um blog.

* Seja original: escreva à sua maneira. Nada de copiar textos alheios, além de ilegal, é imoral e pode engordar.

* Layout legal: ter um layout simples, mas de maneira organizada, torna seu blog atraente e demonstra quem você é. Pense também que quem visita merece um espaço bem cuidado.

* Português ao pé da letra: nada de assassinar nossa língua. Blogs são blogs, bem diferentes de orkut e msn. Portanto, nada de abreviações, nem escreva expressões como "miga", "axim". Uma pessoa que escreve bem tem credibilidade em qualquer lugar.

* Fique atento aos comentários: quem comenta é porque se sentiu a vontade para tal. Portanto, responda o comentário, retribua a visita e se houver uma indentificação com o blog da pessoa, comente.

* Esteja aberto às críticas: elas devem ser bem-vindas, afinal é com elas que melhoramos. Mesmo que você discorde, aceite e se preferir escrever sobre, faça com bastante respeito.

Enfim, parta do princípio que "gentileza gera gentileza", e quando alguém retornar ao seu blog por várias vezes, seja gentil simplesmente e se pintar uma afinidade: bingo!

28 comentários:

Fabiana Correia disse...

Concordo plenamente. Adorei o seu texto Rosi, explicadinho e super bem escrito. Também não gosto dos blogs onde não há aquela reciprocidade, parece que a gente fica falando com as paredes né não?
Bjs

Ana Carolina Peixoto disse...

Muito legal o texto. Eu fico sempre na maior dúvida do que publicar. Na verdade, eu criei um blog para escrever sobre as nossas aventuras. Na verdade, escrever virou um terapia para mim. Um prazer fora do comum. A idéia de poder dividir com as pessoas um pouquinho da nossa história é muito gratificante. Sem falar que acaba sendo um diário digital para ser acompanhado pela nossa princesinha com o passar dos anos.
Vou escrever sobre as coisas que gosto: fotografia, decoração, festas, passeios, viagens, culinária, casamento, maternidade, filhos... Ainda não defini a periodicidade das postagens... Tenho conseguido 2 posts por semana. Até pq as atribuições trabalho, casa, família tomam bastante tempo. Me sobra para escrever as noites depois que a Malu dorme e os finais de semana... Mas, estou bastante empolgada com a idéia. Vamos ver o que vai dar.
Bjs,
Carol

rose sena disse...

Olá Rose tudo bem?
nossa quanto tempo faz que não venho aqui,mas foi por uma boa causa,agora que voltei das férias to botando tudo em dias inclusive os blogs,mas to visitando um por um.Gostei muito desse testo bem explicativo,concordo plenamente com você gentileza gera gentilaza.
bjs !!

Fla disse...

Amiga adorei teu post.
Tem muita gente que também me pergunta isso sabia?
Quando perguntarem vou indicar teu post que tá super explicativo.
Adorei.
Beijos,
Fla

Lidiane Vasconcelos disse...

Rosi, do céu!
Esse post está muuuuito legal, e seria tão bom que pudesse ajudar o maior número de possoas possível...

Quero destacar o ponto em que você salienta a importância de não copiar as coisas da internet. Eu não me sinto estimulada a ler um post que é pura cópia e a blogueira não escreve um “a” com opinião própria. Assim é transcrição de informação, e para isso eu não leio blogs.

Outro detalhe é o Português. Uma coisa é a gente usar de artifícios linguísticos e interjeições para dar vida a um texto, outra bem diferente é não dar atenção a ortografia das palavras. Parafraseando nosso ex-presidente FHC: “Assim não pode, assim não dá!”. :D

Ótimo post! Achei tão bom, tão útil, que fiz indicação dele lá no Bicha Fêmea. :D

...
Mulher! O post deu trololó porque mulher só quer uma desculpa para falar pelos cotovelos, né?
A gente nem gosta... kkkkk...
Beijos!

Uma Mulher de Fases disse...

Oi Rosi, indicada pelo bicha, tive que vir, rs!
Adorei o post, é isso mesmo.
Depois que comecei a escrever o blog pra mim e pra quem lê, ele passou a ser mais acessado e os comentários estão cada vez mais legais!
Beijos

Raissa disse...

Seu post foi muito legal, as idéias são bastante válidas, vou pensar nisso toda vez que atualizar meu blog ;)

Rejane Batista disse...

Olá Rosi! Vi a citação sobre seu post no Bicha, e eu concordo plenamente. Aliás, quero te parabenizar por escrever tão bem as dicas para ter um blog bom, bonito e com leitores assíduos.
Para mim valeu muito, porque a gente não para de aprender, não é mesmo?
BjOs e ótima semana pra vc.

Elaine disse...

Olá!
Vim seguindo uma indicação da Lidiane e gostei muito do post. Tenho feito, esporádicamente, algo parecido no blog, tentando falar da minha própria experiência com blogs e seu post foi mesmo muito pertinente. Seu blog é muito bom e sua auto-apresentação na sidebar é o máximo.
Beijos e fique com Deus.

Cláudia Ramalho disse...

Gostei muito do post, Rosi, tava com saudades! Ai, fiquei afastada uns dias, pois fiquei sem babá de novo... mas agora já arrumei outra.
Sinto uma saudade desse trololó, como diz a Lidi!

Bjks

Elaine disse...

Oi Rosi, dicas super legais!! De cara já vi que preciso melhorar algumas "cositas" em meu blog, rsrsrs.
Não quero ser dependente dos comentários em meu blog, mas na verdade, é muito bom receber comentários e sempre que recebo algum fico muito contente. Percebo que sou, virtualmente, exatamente como sou na vida real. Sou um tanto retraída e então acabo não interagindo tanto quanto deveria ou gostaria e acabo perdendo ótimas oportunidades de fazer uma boa/nova amizade.
Suas dicas são ótimas, e serão colocadas em prática, com certeza.
Bjs, Elaine

Atanervo disse...

Gostei das dicas! Ajudaram muito, principalmente a de postar com mais frequencia, vou me empenhar nisso!

Queria pedir uma opinião sobre o tema do meu blog, sempre tive preocupação com isso, seja sincera, ok?

Beijos!

Denise disse...

Legal o post, Rosi!
Só não gosto quando comentar vira obrigação, troca de favores, sabe? Acho que as coisas devem fluir naturalmente,sem forçar a barra.
É o que sempre falei com a Aline, no dia que blog virar obrigação pra mim, eu desisto hehehe...acho que tem que ser prazeroso e isso não se conta pelo número de comentários.
Beijinhos

Beta Bernardo disse...

Rosi, que post maravilhoso!!!

Concordo com tudo que você disse. Certa vez tentei colocar essas ideias num email e fui infeliz... fui mal interpretada e saí como impositiva.
Na verdade o que quis dizer e o que que acho q exatamente isso, que temos que ter foco, que temos que ser gentis com nossos leitores, temos que responder e retribuir visitas na medida do possivel, temos que entender as vontade e necessidades dos leitores, saberem o que que gostam e não gostam de ver, não é chegar simplesmente e postar fotos de internet, textos alheios, letras de música e nem uma opiniãozinha pessoal esboçar. Claro que quando falo isso não faço apologia do anule-se e viva as vontades do leitor, mas se você deseja ser lido, ser visto, a opinião dele deve interessar. Empresas pagam consultorias que custam o olho da cara pra fidelizar clientes, nós conseguimos fazer com que eles entrassem em nossa casa e deixamos ele sair?? O blogueiro que diz que não se importa com o número de comentários está mentindo. Ninguém cria um blog pra escrever pra si, se fosse assim escreveria uma diário e guardaria na gaveta. Escrevemos na internet porque queremos ser lidos e comentados!!! O respeito, a consideração e a educação com o leitor são fundamentais. Por isso me dedico a cada post que faço, por isso arrumo as fotos com o maior carinho, por isso mudei o blog, pra ter mais foco e mais assiduidade nos posts, por isso passo a semana pensando e preparando meu post de segunda-feira. Por respeito a todos vocês que passam por lá e gastam alguns minutas das suas 24h diárias pra ler ou ver o que tenho a dizer ou mostrar. Não lido bem com críticas, quem gostar de recebê-las que jogue a primeira pedra... mas é pensando que criticas são construtivas que as escuto e as tranformo em ações.
Falei demais!! Seu post foi sensacional e veio colocar em palavras mais doces e organizadas tudo o que eu penso!!!
Aplausos!!!
Bjks, Beta

Sam disse...

Gostei demais da sua lista! Vou guardar com cuidado para citar quando faço palestras sobre blog e explico nas empresas que ele é uma conversa, um relacionamento e uma troca com o leitor.
Parabéns!

Santinha disse...

Rosi
Seu post foi muito sucinto e bastante explicativo, só não vai sacar quem não quiser, a mensagem foi dada.
Tudo o que gostaria de dizer foi complementado nos coments acima.
Mandou muito bem!
Obrigada por compartilhar
bj e boa semana

Nana disse...

Oi linda!!!
hehehe eu matei o sr. português várias vezes no Manga, ohhh meu deus, nem um enterro justo eu dei hahaha
Bjss

Rafaela disse...

Oi!


Agradeço muito a sua visita!!!
Meu blog não é assim como o de vcs, cheio desse "trololó" legal! A ideia, pelo menos, por enquanto é apenas a de vender as peças.
Mas, vamos ver...

Mas nem por isso deixarei de acompanhar vcs!!

To adorando :)

Bjss

Fabi Carvalhos disse...

Ótimas dicas, Rosi! Concordo com todas, mas tenho que assumir que postar todos os dias não é muito fácil, não por faltar assunto, mas justamente pelo que você enfatizou, a interação, o respeito em responder aos que comentam, isso demanda um tempo que nem sempre dispomos.Mas como ando adorando o bate papo, vou tentar postar mais, viu? :) Beijão, Fabi.

Raissa disse...

Oxeee.. que bom que vc gostou Rosi, fico muito contente viu? Até mais ;*

Kinha disse...

Eu gostei de suas opiniões e as acho bem pertinentes ;o)
Parabéns pelo post.
Eu as vezes machuco o pobre do português, mas assim que lembro cuido do bichinho...rssss
Boa semana pra ti ;o)

Priscila disse...

Adorei! Cheguei até você através da Lidi do Bicha Fêmea que fez um post maravilhoso sobre seu post maravilhoso,rsrs!
bjs...

Isabela Kastrup disse...

Hum, adorei essas diquinhas. Realmente um post muito objetivo e instrutivo! ADOREI!!
Super beijo,
Isa

Laély disse...

Vim aqui, por indicação da Lidiane, do Bicha Fêmea.
Orientações básicas, simples e muito úteis.
Fiquei feliz, pois vejo que estou no caminho certo; fiz minha auto-análise e vi que tenho procurado colocar todas essas dicas em prática.
Concordo que, se fosse pra escrever e ninguém comentar, a gente poderia fazê-lo num diário e guardar.
Já encontrei boas amizades, através do blog.
Bingo!
Abraço!

Claudia de Paula disse...

Oi !
Vim recomendade pelo post da Bicha...
Muito boas dicas !
Sou nova blogueira e ainda estou aprendendo...
Por recomendacao de uma amiga, fiz o download do "google analytics". E'uma ferramenta que gosto muito de usar no meu blog. Com ele da pra ver quem, quando e como estao visitando seu blog. Assim da pra saber o que o leitor prefere.
Se tiver um tempinho, da uma olhadinha no meu blog e ve o que preciso modificar...please ?

Bjs !

Raquel Cecília disse...

Olá! Td bem? Cheguei no seu blog através da Elaine Gaspareto, e gostei muito!

Eu sou nova na blogsfera, e estou tentando ampliar minha rede de contatos, e ainda estou um pouco insegura quanto ao "material", porque como a Elaine definiu um dia, meu blog é "umbigocentrista".

Mas as suas dicas são bastante legais, e concordo com todas elas!

O problema é que com essa minha insegurança sobre o que escrever, tenho tido pouca inspiração para blogar todos os dias, e até cheguei a pensar em desistir... Mas estou aí, ainda tentando fazer algo legal que possa ser útil para alguém.

Dá uma passadinha por lá! =D

Bjinhu

Lulu disse...

Rosi,

Estava vendo o blog "Um Pouco de Mim" da Elaine e vi seu este post indicado lá. Gostei muito das dicas, vou começar a acompanhar o blog.
Beijos,

Louise

Elaine disse...

Rosi,
Estava remexendo seu blog e encontrei este texto muito bom. Concordo com tudo.
Beijos.