09 outubro 2009

Da série: Gente que faz

UMA MULHER QUE VIAJA E BLOGA

Que vivemos num país tropical, ninguém duvida. Mas que ele é realmente abençoado por Deus no que diz respeito à diversidade cultural e culinária do Nordeste Brasileiro poucos conhecem tão bem quanto quem vive lá. Convidei Fabiana Correia, minha amiga nordestina porreta, para nos servir como “um guia” do que tem de melhor por lá. Anote tudo o que diz e inclua no seu roteiro de viagem das próximas férias, por que não?

* O que nordeste tem de bom?
O nordeste “É tudo de bom”. Por cada cidade que você passa, por menor que seja, há de encontrar muita história, muita beleza, muito encantamento. Podemos citar artesanatos dos mais variados modelos, as pessoas são carismáticas e sempre dispostas a ajudar. É um povo acolhedor de verdade. Na sua grande maioria pessoas simples e de muito bom humor. Conheço pessoas que literalmente deixaram sua terra natal no exterior, Estados Unidos, Inglaterra, por saudades daqui, especificamente do nordeste.

Fabi e a família curtem a beleza do pôr-do-sol da Praia do Jacaré - Paraíba





* Qual foi o lugar mais inesquecível que visitou?
Meu pai tinha um emprego que exigiu mudar de estado muitas vezes. Por isso que andei tanto pelo nordeste. Meus pais são da Paraíba, meus irmãos mais velhos nasceram em Recife e eu e minha irmã mais nova ficamos com a fatia de Salvador. Hoje em dia, meus pais moram em Campina Grande, na Paraíba, meu irmão se mudou agora há pouco do Rio Grande do Norte e hoje mora no Ceará. Minha irmã mais nova mora em Recife, e eu e minha irmã mais velha moramos hoje em Maceió, então o Nordeste faz parte de minha vida literalmente. Não todo o nordeste, claro, mas uma parte muito boa e especial. Mas eu amo a cidade em que me casei, Maceió, e que moro desde os meus 11 anos. Confesso que as praias são os maiores atrativos de Maceió, com a sua água azulada, areias branquinhas e uma orla de deixar qualquer grande cidade de queixo caído. Mas há um lugar que amo de paixão em Alagoas, que é a Praia do Gunga, localizada no Município de Barra de São Miguel, fica há mais ou menos 30 km de Maceió, ao Sul. A praia é maravilhosa, com coqueiros, saliências de areias brancas e claríssimas, águas mansas, um verdadeiro paraíso. O acesso só é feito através de jangadas, pequenos barcos, escunas, que no verão fica difícil atravessar, de tantos turistas e adoradores da praia. Vale a pena! Também existe outra entrada, pela fazenda, mais é restrita a quem tem uma credencial.

* Indique um lugar perfeito para comer uma boa comida típica.
Ah, comer é comigo mesmo, né? E nossa cultura gastronômica por aqui é muito diversificada. Moqueca de peixe, macaxeira com carne de sol, crustáceos, sururu ao coco, a deliciosa tapioca de diversos recheios e por ai vai. Em Maceió, posso citar o gracioso Divina Gula, todo o tipo de comida que você imaginar encontra lá, fica no Bairro de Stella Maris e é super agitado à noite. Posso citar também o recente Budega do Sertão, gente, vocês não imaginam a quantidade de iguarias e diversidades que existe nesse restaurante, só comida de primeira e não custa caro. Lá podemos conferir vários tipos de peixes, crustáceos, feijão tropeiro, escondidinho de carne seca, arroz de polvo e o que sua imaginação alcançar. Ótima pedida! E na praia de Ponta Verde, várias barracas de tapiocas, cada uma melhor que a outra. Em João Pessoa existem várias opções, como as citadas anteriormente, acrescentando ai a fava com carne de carneiro, apetitosas. Eu só visitei em João Pessoa lanchonetes e o Bombordo Bar, na praia do Jacaré. A praia fluvial com o pôr-do-sol magnífico, beleza pura. E durante a passagem do pôr-do-sol, o instrumentista Jurandy do Sax, toca o conhecido Bolero de Ravel, é de uma beleza impar, um fim de tarde espetacular.

* Comente sobre a diversidade do artesanato local.
Em João Pessoa, há muita diversidade de artesanatos, principalmente roupas em algodão, o chamado algodão colorido que eles plantam. Ficam roupas lindas e diferentes. Na praia de Tambaú podemos ter uma boa dose de conhecimentos sobre artesanatos e os preços são ótimos. Em Maceió, podemos encontrar lindas rendas e toalhas ou roupas em filé, feitos por artesãs da cidade, criação passada de geração em geração. Podemos aproveitar para conhecer o Pontal da Barra, bairro de Maceió, que fica às margens da Lagoa Mundaú. Temos também a Feirinha da Pajuçara e o Mercado do Artesanato, com o mais puro artesanato local.

* O que todo turista não pode deixar de conhecer?
Ah, eu acho que todo turista adora mesmo uma praia não é? Principalmente quando ele vem do sul ou sudeste. No nordeste há uma infinidade de lindas, paradisíacas e magníficas praias. A maioria com pequenos restaurantes ou barracas. A cultura é diversificada, principalmente quando falamos em Folclore. No mês de junho temos as melhores Festas Juninas do País em duas maravilhosas cidades: Campina Grande e Caruaru. Eu não conheço o São João de Caruaru, mas conheço muito bem o de Campina Grande, e posso garantir que é tudo de bom. Quem gosta de diversão, muita alegria e cultura, não pode perder! As festas juninas lá duram o mês todo de junho, com shows de artistas consagrados, parques de diversões para a criançada, há também a pequena cidade, onde eles demonstram a cultura local. É muito interessante. Em Maceió, temos também as lindas piscinas naturais da Praia de Pajuçara. Águas cristalinas, mansas e rasas, podemos chegar lá em pequenos barcos e jangadas, e passar um dia maravilhoso, contemplado a natureza, os peixinhos nadando de pertinho, além da infraestrutura em termos de comes e bebes. Em Recife, não deixem de conhecer o Shopping Recife, um lugar onde podemos encontrar de tudo, lojas, restaurantes e lanchonetes para todos os gostos. Mas vá de chinelo e bem à vontade, porque é grande, espaçoso e parece que nunca vai acabar, rs. Em João Pessoa, já falei da Praia do Jacaré, com um pôr-do-sol imperdível. E para quem gosta, em Tambaba, há mais ou menos 30 km de João Pessoa, fica a única praia de nudismo (naturismo) do Nordeste, onde só é permitida a entrada de famílias, e homens só acompanhados. Eu não conheço, e nem pretendo conhecer, rs, mas deixo a dica! Bom, no mais, qualquer lugarzinho do Nordeste com certeza vocês iram se deliciar. Não deixem de conferir nosso mundinho por aqui.

Fabi, essa mulher viajante, nos mostra que é uma cozinheira de mão cheia, arteira nas horas vagas e ainda administra casa, filhos e dois blogs. Conheça um pouco mais: Delícias da Fabi e Ideias, Detalhes e Dicas.

19 comentários:

Nana disse...

hehehehe adoroooo conhecer lugares, sortuda ela que conheceu vários lugares do nordeste.
Eu só conheço Salvador e Natal.
Rosi, depois corre lá para o Manga, tá bom?! Está tendo sorteio.
Bjss

Feito a Mão disse...

Fabi, que delícia ser guiada por vc por tantos lugares lindos!

Rosi, e a comemoração como foi?

Agora, me dêem licença que vou partir para curtir algumas dessas maravilhas de que a Fabi falou. Meu feriadão começa hoje! Vamos a Maragogi.

Um beijo pras duas.

Elaine Gaspareto disse...

Rosi,
Uma das coisas que eu mais gosto aqui são suas entrevistas. Vou lá conhecer a Fabi.
Beijos e bom dia!

Fabiana disse...

Ai que feliz estou por estar por aqui, rs.
Obrigada Rosi pelo carinho!
Vou postar lá no blog.

Obrigada meninas pelo carinho, bjs!

Casa de Catarina - lelê disse...

Adorei!
Não conheço o nordeste direito, mas adoraria conhecer! Só conheço Alagoas!!! Maceió e Japaratinga... e só!
Mas com este super guia, agora ficará mais fácil!
Beijos
lelê

Uma Mulher de Fases disse...

Rosi, eu já acompanho o blog da Fabiana e fiquei mais curiosa ainda pra conhecer Maceió, faço eventos na Praia de Pajuçara, e ouço sempre os instrutores falando maravilhas de lá!
Rosi, desculpe a ausência, estou na correria, mas não vou te abandonar, rs!
Beijos

Rose Sena disse...

adorei a entrevista,eu tbm ja viajei muito pelo nordeste e amo meu estado,mas a Fabi conheçe muitaaaa coisa bonita,conheço alguns lugares que ela citou e realmente é de uma beleza inigualavél,e uma experiência maravilhosa.E viva o nordeste!!
bjs

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Ah, o nordeste... ai, ai... os melhores lugares do mundo estão por lá... que delícia de entrevista!

Lucia Laureano disse...

Rosi,

Mais uma entrevista maravilhosa!!!
Eu que amo o nordeste, me deliciei!!! Por sinal não vejo a hora de tirar férias e curtir este paraíso em família....

Elaine disse...

Ahhhh o Nordeste, aiai (suspiros)! Conheço Rio Grande do Norte e Ceará. Que maravilha foi conhecer este lugares! No RN fiquei na casa de uma amiga, e como conheci gente legal, amável como nunca havia visto! Conehci manteiga de garrafa, sorvetes de sabores que não existem por aqui no sudeste. No Ceará fui de excursão, conheci muita coisa e muita história, artesanatos lindíssimos...
Agora fiquei aguada para conhecer Maceió!!! Já havia visto fotos da Claudia Ramalho e agora a Fabi tb nos presenteia com este roteiro maravilhoso, definitivamente preciso conhecer Maceió.
Bjs

Unknown disse...

Eita, lelê!
Esse post deu foi saudade...

Ih, Fabiana! Ótima representante do nosso querido Nordeste, hein? Arrasou nas informações e me deixou suspirando de saudade...eheheh

Beijos para as duas!

Lidiane Vasconcelos disse...

Eita, lelê!
Esse post deu foi saudade...

Ih, Fabiana! Ótima representante do nosso querido Nordeste, hein? Arrasou nas informações e me deixou suspirando de saudade...eheheh

Beijos para as duas!

Raquel Machado disse...

Oie...eu simplesmente amoooooo viajar se pudesse viveria disso adorei as dicas principalmente porque estou pensando em subir para o norte ano que vem...Vim dar alguns recadinhos tambem dizer que tem presente do dia das crianças no Kriativa para você. E dar 2 avisos: O especial de relacionamentos ainda esta ativo se quiser me enviar sua história o PRAZO FINAL e dia 13/10. Esta lançado um novo concurso no Kriativa o CONTADOR DE HISTÓRIAS se quiser participar e so acessar la e ver como funciona deixando seu nome nos comentários. Hoje tem blogagem coletiva também e mais histórias minhas, passa lá e comenta vou ficar feliz.Um otimo fim de semana.
http://kriativa.zip.net

Elaine Gaspareto disse...

Rosi,
Tem um selinho para você no blog; espero que goste. Mas como sempre, fique à vontade para recusar.
Beijos e bom fim de semana.

disse...

Opa!!! Esse post veio em boa hora, afinal Maceió me aguarda no próximo final de semana...rs
Dicas anotadíssimas!
Bjs

Luma Rosa disse...

Senti muita saudade lendo a entrevista e uma vontade imensa de retornar ao nordeste! Muita cor, muito sabor, muita simpatia, muito mar, enfim, tudo demais!!
Parabéns pela entrevista! Beijus,

:: Nanda :: disse...

Amei a entrevista...

Conheço alguns cantos do nordeste e AMOOO de paixão.
Meu pai é alusinado pela praia do Gunga...

Parabéns por mais uma entrevista bem boa..

Flor, criei mais um blog, espero vc la

http://cakesbyhand.blogspot.com/

bjos

Luci Cardinelli disse...

Ótima entrevista!! Tenho uma tia que mora em Recife e por conta disso fui algumas vezes ao NE e conheci muitos lugares. Adoro Maceió e Natal.
Esse nosso Brasil é muito rico não é mesmo?
Fabi, fiquei com vontade de comer sururu. Não sei se vc sabe, mas aqui no Rio tem a feira Nordestina em São Cristóvão. De vez enquando vou lá e me acabo nas comidinhas deliciosas.
http://www.feiradesaocristovao.org.br/
Quem não foi ao NE precisa ir pois é muuuitooo bom!!!

beijos prás duas!!!!

Katia Bonfadini disse...

Delícia de post! Conheço muito pouco do nordeste, mas pretendo mudar isso!!!! Beijos!