19 novembro 2009

Lugar de conversa é na cozinha

O blog da minha querida Yvone é meu preferido para relembrar passagens da infância. Dia desses, ela publicou um texto sobre suas primeiras experiências culinárias, todas as emoções e gostos que fizeram parte de sua vida, uma delícia.

Me fez lembrar de quando eu e minhas irmãs éramos solteiras. Pelo fato de sermos em quatro filhas mais a minha mãe, sempre fomos muito unidas. Quase não ocorria brigas, realmente não lembro de nenhuma discusão que fizesse alguma de nós ficar sem nos falar, isso lá em casa nunca funcionou. Os homens (pai e namorados) sempre ficavam no sofá discutindo futebol ou assistindo TV.

E adorávamos conversar, afinal toda mulher ama bater papo. Até hoje o lugar preferido para nos reunirmos é na cozinha. Aquele cômodo é especial para mim. Não por sua finalidade principal, mas porque é um lugar danado de bom pra conversar. Se houver um balcão ou um banquinho, então, fica melhor ainda.

O apartamento da minha mãe é bem pequeno e a cozinha mais parece um corredor, não adianta: todas (filhas e convidadas) querem ficar na cozinha independente se o forno está ligado ou minha mãe tá com alguma panela quase queimando no fogo. Já tive grandes conversas ótemas com amigas ou familiares na cozinha. Já chorei horrores com uma taça de vinho na mão, já "raspei" muita tijela de bolo. Minha mãe sempre conta alguma coisa do passado, foi na cozinha que descobri que fui um bebê chorão e que o parto da minha irmã mais velha foi feito por uma parteira. Descobrimos porque minha mãe nos deu nomes duplos e como foram os amores da vida da minha avó. Sempre assuntos do passado e do presente se cruzam, até que alguém pergunta se aquela receita maravilhosa será a sobremesa.

Cozinha é mesmo tudo de bom.

10 comentários:

Luci Cardinelli disse...

Que gostoso hem?

Sou mineira e vc sabe que mineiro adora uma cozinha? Tenho muitas lembranças da minha infância/adolescência que me levam as cozinhas da família lá em Minas que eram enormes.. e o fogão a lenha? ai ai ai
Aqui em casa sempre foi assim. Amigos gostam e já chegam procurando por ela rsrsrs Eu e meu irmão adoramos cozinhar juntos e enquanto isso colocar o papo em dia.

beijo e ótimo dia querida!

Fabiana disse...

Eita Rosi, e não é mesmo que a cozinha é o melhor lugar da casa para papear? Nossa, que lugar tudo de bom. Porque será heim? Numa festa eu já entendo, porque é de lá que saem todas as gostosuras, mas e quando não tem nada sendo preparado? kkk, ainda assim continuamos lá, jogando conversa fora. Eita negócio bom!

Bjs!

:: Nanda :: disse...

Concordo em número, genero e grau hehehe.
Todo dia eu chego em casa e é na cozinha que eu paro e fico conversando com minha mãe.
E quando tem "reunião" de família, minha mãe minha tia sempre falam: "vamos fazer coisas praticas pra não ficar muito tempo na cozinha."
Mas no fim a gente sempre passa o dia todo papeando e preparando comido hehehe
Bom demais!
Bom feriado flor.. e bom fim de semana!
beijos

Priscila disse...

Oi, Rosi!
Que saudades do seu mundinho. Tenho passado por aqui sempre correndo e nem tenho tido tempo de comentar. Voltei essa semana ao trabalho e ainda estou me acostumando à nova rotina.
Menina, também adoro a cozinha da casa da minha mãe. Quando está também a minha tia, minha prima... vira uma festa. Muitas gargalhadas. E como a minha mãe é cozinheira de mão cheia, o ambiente fica completo.
Bjs.

Katia Bonfadini disse...

Adoro bate-papo na cozinha... pena que a minha é um ovo!!!!! Eu gostaria de ter uma daquelas cozinhas americanas, abertas pra sala, e poder papear com os amigos enquanto preparo meus quitutes!!!! Seria perfeito! Beijos!

Fla disse...

Rosi, me identifiquei muito com teu post.
Até hoje na casa da minha mãe este também é o nosso lugar predileto. Ninguém senta no sofá da sala pra conversar, todo mundo fica na cozinha conversando...gostoso isso né?
Beijos

Beta disse...

É verdade!
Não tem melhor lugar para se reunir do que na cozinha!!!

Uma Mulher de Fases disse...

Rosi,

Você tem toda razão, a cozinha é maravilhosa pra se por o papo em dia, só entre mulheres...
Na casa da minha avó materna, o local de reunião era no banheiro pois o banheiro é grande, e enquanto uma tomava banho, outra ficava numa cadeira, a outra no vaso e eu sempre no chão, sentada num tapetinho, rs!

Beijos

Alethéa Casal disse...

Também adoro cozinha.... meu sonho é ter uma casa com uma cozinha beeeeeem grande... beijos, bom feriadão aí prá vcs já que aqui em BH não é feriado.... snif!

Santinha disse...

Quer contar um segredo? Vai pra cozinha.
Rosi acho que nossas familias são muito parecidas. Aqui em casa até abri a cozinha para a sala depois dessa ultima reforminha pq. o povo adoro ficar se acotovlenado na cozinha.
Neste comodo da casa a conversa rola solta...parece que flui melhor...É um ótimo lugar para começar caricias e tomar um vinho a dois...nénão...
Fiquei super feliz de te-la inspirado, podemos conhecer um pouco mais sobre você...
Não é que rendeu um post mesmo!
bjus e boa praia.