05 julho 2010

8 semanas

A pequena cauda que o bebê tinha está desaparecendo, e tantas mudanças já aconteceram que ele não é mais um embrião, mas oficialmente um feto. Este estágio é importantíssimo, porque é nele que os órgãos do bebê estão se formando. 

O bebê se movimenta o tempo todo, mas você só vai conseguir sentir alguma coisa daqui a várias semanas. Os braços cresceram e as mãos estão flexionadas nos pulsos, e se juntam sobre o coração. As pernas estão ficando mais compridas e os pés podem ser longos o suficiente para se juntar na frente do corpo.

Ainda é quase impossível, pelo exame de ultrassom, determinar se você está esperando um menino ou uma menina, mas alguns laboratórios oferecem um exame de sangue que determina o sexo fetal a partir de 8 semanas de gestação, detectando a presença ou ausência de cromossomos Y no sangue da mãe. Esse tipo de exame não costuma ser coberto pelos planos de saúde.

Como fica sua vida
Você ainda não deve ter engordado muito, mas certas partes do seu corpo estão crescendo. Menos evidente é o aumento no total de sangue que circula em você; até o fim da gravidez, você terá entre 45 e 50 por cento mais sangue correndo em suas veias, para atender à demanda do bebê. A sobrecarga no seu sistema circulatório pode deixá-la mais sujeita a varizes e hemorroidas.

Dicas úteis
A boa notícia é que você pode comer 300 calorias a mais por dia para sustentar o bebê. A má é que talvez você não esteja lá com muita vontade de comer. Não se preocupe: o enjoo deve melhorar em breve.
Por causa do aumento do hormônio relaxina no seu corpo, você pode ter de mudar sua alimentação para aliviar a prisão de ventre.
Com tanto enjoo e sono, é provável que você não esteja muito a fim de eventos sociais. Se tiver compromissos e não estiver se sentindo bem, tente adiar ou então descanse bastante para aguentar o tranco.

Fonte: Babycenter Brasil

4 comentários:

:: Nanda :: disse...

que gostoso acompanhar cada desenvolvimento!!!
saúde pra vcs Rosiii

Roberta de Souza disse...

Que legal querida!
Que bom que conseguiu!!!
Parabéns!!!!

bj

Carol disse...

Opaaaaa 2 meses rsrsrsrsrsrs

Amiga me da seu email q te mando as instruções de cadastro...

Bjsssssssssss

Amanda disse...

Que gracinha!
Deus abençoe sempre!
Bjs