08 julho 2010

A escolha dos nomes

Já disse por aqui que nomes e sobrenomes me interessam. E para meu filhote esse é um assunto que teve que ser minusiosamente analisado, discutido e repensado.

Como premissa, nada de nomes americanizados e duplos. Essa última devido ao fato que quero que meu filhote tenha os dois sobrenomes (meu e do maridão), acho importante, completa e une as famílias, e nada de traumatizar a criança em sua fase de alfabetização com o seu próprio nome. É claro que gosto de nomes duplos, porém prefiro os clássicos (João Pedro, Pedro Paulo, Maria Luísa, Ana Carolina), nome criado não rola.

Outra questão são aqueles nomes que trazem problemas de identidade às crianças. Eu, com um nome que tem sonoridade diferente a escrita, sei muito bem o que é isso. Canso de corrigir as pessoas, soletrá-lo e usar apenas parte dele. Também descartamos todos os nomes que são incrementados com "dois ll" e "com h". E tem ainda os filhos de celebridades, gente não consigo imaginar meu filho com nome de Noah!

Numa pesquisa realizada em Illinois (EUA) foi constatado que existem nomes de ricos e pobres. Geralmente os ricos têm nomes de apóstolos de Cristo, tais como Pedro, João ou Marcos, e as meninas levam nomes simples, embora haja uma boa variedade. Enquanto isso, a classe baixa prefere Willianson, Dionatan ou Edenílson, para os meninos, e Gislayne, Keyla ou Jucileia para as meninas. Isso quando não tiram nomes de letras de música, ou de atores famosos, pronunciados e soletrados à sua maneira. Essa tendência, segundo o pesquisador, tem consequências fortes. Nomes que soam como "nome de pobre" pode marcar a identidade da pessoa, não apenas por conta dela própria como pela sociedade em geral.

A primeira discussão foi com o maridão que é tão detalhista como eu. Aí você percebe o quanto a gente projeta o nome à alguma pessoa, e se você tiver qualquer diferença com essa pessoa, o coitado do nome carrega todo esse sentimento e é totalmente descartado. Isso aconteceu por diversas vezes. Maridão também tinha exigências com relação a nomes masculinos: deviam ser terminados com a letra "o".

As opções para nomes masculinos: Leonardo, Rodrigo, Marcelo e Eduardo. Gostamos de Murilo, mas o cunhadinho já o possui. Os demais nomes da moda (Guilherme, Gustavo, Gabriel, Danilo, Pedro, Giovane) já são nomes de membros da família, são sobrinhos meus.

Já para as meninas, as opções eram maiores: Mariana, Luísa, Carolina, Heloísa, Larissa e Letícia. Gosto também de Vivian, mas o maridão vetou, ele também tem cisma com a última letra, gosta de nomes femininos terminados em "a". Apoio em partes, não sou fã de nomes terminados em "ela" ou "ele". Queríamos fugir de tantos nomes da moda, respeito quem os têm e/ou colocou em seus pequenos, mas não gosto da ideia de ouvir "a Júlia da Maria ou a Júlia da Rosi?" ou "a Júlia B. e a Júlia C. (sobrenome)". Ah, também acho triste aquelas pessoas que colocam nome de gente em seus bichos de estimação. Acreditam que conheço pessoas que tem cães/gatos chamados de Jorge, Nina, Lara e Camila? Que horror!

Levamos as opções para tios, avó e amigos e foi aquela enxurrada de opiniões e sugestões, gosto disso, mesmo sabendo que a decisão final é dos pais. Fomos eliminando os menos atrativos e chagamos ao um veredito: Eduardo e Heloísa. O que acharam?

Nota: o conteúdo desse post são opiniões e preferências pessoais.

19 comentários:

Verônica Cobas disse...

Oi, Rosi

Te leio logo cedo e vejo que serei a primeira a comentar. Acho os dois nomes muito bonitos. Heloísa, especialmente, sempre traz para mim uma sensação de conforto. Todas as pessoas que conheço ou conheci com o nome Heloísa são do bem e acho sempre que isso é um sinal dos céus. Eduardo também é um nome forte que, no entanto, contem uma doçura importante. Além do que podem gerar duas reduções de nome bem interessantes: Edu( Dudu) e Helô. Parabéns pelas escolhas.
Também me identifiquei com varias coisas que você me disse por aqui sobre nomes. Os meus filhos têm nomes duplos porque pessoalmente gosto, mas seguem a linha dos nomes tradicionais: João Henrique e Ana Luiza. Na verdade, sempre soube que teria filhos com os nomes João e Ana.

Sorte prá você, seu marido e o lindão ou lindinha que vêm a caminho. bjss

Leticia disse...

Olá Rosi
Também sou detalhista e concordo com você... é a hora de ser. Afinal de contas, é algo que seu bebê vai levar pro resto da vida!
Também gosto dos nomes mais simples e também gosto de nomes duplos. A minha mãe me batizou com nome simples, porque pensou na complicação que seria quando me casasse, ficaria com um nome extenso. Hoje agradeço por ela ter pensado nisso, porque realmente irei adotar o sobrenome do noivo e já vai ficar longo (4 nomes)... imagina se tivesse nome duplo?
Adorei o Eduardo... tenho um primo e um cunhado com este nome... e adoro o feminino dele, que é Eduarda (para desespero da nação)...
Já Heloisa, gosto do nome, mas tenho problemas pessoais com uma pessoa de mesmo nome... rs. O que não conta no seu caso! Mas é lindo!
Beijos
lelê

PS> vc foi atrás do significado dos nomes? Eu acho isso bárbaro tb... a volta à raizes da palavra.

Nana disse...

Rosi, Noah é a forma americana de Noel amiga.
Bem, acho que cada casal tem o seu gosto e a sua vontade, não colocaria jamais o nome da minha filha de Maria Dolores, Socorro e etc.
Aqui já escolhemos faz tempo qual será o nome e infelizmente os meus filhos vão sofrer, já que o meu sobrenome é simples (na Italia) e do meu marido é básico (na Austria), eles vão ter que corrigir o resto da vida como eu e ele corrigimos, os nomes serão pequenos, mas será italiano e alemão.
Ao contrário de você, nós chegamos essa conclusão por causa dos nossos sobrenomes, porém, são nomes comuns aqui no Brasil.
Beijos

Priscila disse...

Oi, Rosi

Também me divirto vendo os nomes dos filhos de artistas. Porque eles fazem isso, pelamordedeus. Outro dia vi o nome do filho da Galisteu. Não lembro qual era, mas era bem estranho, rs.

Adoro os nomes que vc escolheu. Principalmente porque têm apelidos, que adoro.

Eu passei a minha infância de bronca com meu nome. Queria me chamar Fernanda, que é nome da minha prima mais velha, rsrs.

Esse negócio de escolher nome tem que ser bem pensado. E encontrar um que agrade ao pai e à mãe nem sempre é fácil, né? Eu sempre quis uma Melissa (Mel), mas o marido fala que é nome de sandália (sem nem pensar na flor...)!

Bjs.,

Pri

:: Nanda :: disse...

Meu irmão caçula e xodó se chama Eduardo.
E a namorada dele, que eu adoro também, se chama Heloísa. Portanto nem preciso dizer o quanto eu adorei os nomes escolhidos para o sobrinho (a) virtual hehehe.
Eu acredito que o nome diz muito a respeito da pessoa.. Tiago é sempre pentelho, meu sobrinho e todos os Tiagos que conheço são.
Caio também é arteiro hehe
Eduardo é arteiro mas é super carinho, amigo e companheiro.
Ahh fiquei muito feliz!!
bjos

Dani disse...

Amei os nomes escolhidos! Também sou pela simplicidade total, e adoro nomes clássicos. Tanto que a minha pequena vai chamar Helena.
Temos gosto-para-nomes bem parecido... vários da sua listinha também estavam na minha...

Elaine disse...

Oi Rosi,

Você já havia comentado sobre nomes de bebês aqui no ano passado e já imaginava que escolheria nomes "normais" porém fortes. Eduardo e Heloísa são nomes lindos!
Eu sou descendente de japoneses e tenho nome duplo, sendo o segundo japonês. Canso de soletrar...por isso também escolhemos nome único com sobrenome meu e de meu marido e pronto.

Bjs, Elaine

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

NOMES LINDOS, SIMPLES E FORTES. GOSTO MUITO. ESCOLHI MIGUEL PARA O MEU PEQUENO POR TER ESTAS CARACTERÍSTICAS.

BEIJOS!

Fla disse...

Eu achei lindo os dois!
Também sou da turma dos nomes simples. Aonde eu trabalho tem cada nome que você nem acreditaria...rs.
Bjs

Maya disse...

Oi Rosi!
Vim retribuir sua visita no meu blog! Adorei seu cantinho, vou te linkar lá no meu!!
Também prefiro os nomes descomplicados! Já temos uma listinha para cada sexo, mas ainda estamos em processamento hehehe!
Talvez quando descobrirmos o sexo a gente decida alguma coisa!
Bjos

Tati disse...

Rosi, faz um bom tempo que não passo por aqui. Que bela notícia! Não vou opinar sobre as escolhas dos nomes, gosto dos dois, mas acho isso tão pessoal. Me irritava tanto quando alguém ficava dando palpite na escolha do nome do meu filho!
Parabéns, seja Edu ou Helô (apelidos precisam ser fortes, né?), que venha com muita saúde!
Um beijo.

Mamãe Élen disse...

Adorei os nomes escolhidos. Os nomes que escolhi constam na sua listinha (Pedro ou Carolina) embora eu tenha quase certeza de que é a Carolina que vem por aí!

Lucia Laureano disse...

Rosi,
Tanto Eduardo, quanto Heloísa são nomes lindos!
Pode ter certeza que tá bem escolhido!
beijos,

Katia Bonfadini disse...

Rosi, acho que vc tem muito bom gosto pra nomes!!!!! Mas posso palpitar: amo Rodrigo e Luiza!!!!!! Nomes masculinos começados com R me atraem muito: Renato, Ricardo, Rodrigo e Roberto. Adoro! Grande beijo!!!!!! Quando vc vai saber o sexo do bebê????? Bjs!

Renatinha disse...

Olha Rosi, a pior coisa do mundo eh ver gente escrevendo nomes em ingles abrasileirados.. fica pessimo mesmo..
Alguns pontos: Nina pra mim eh nome de cachorro e nao de gente.
Eduardo eh nome de adulto, nao de crianca, entao no comeco pra mim sounds strange.
Heloisa eh bonito, mas vc nao tem problema com nomes comecando com H, q tbm na hora da alfabetizacao dificulta a crianca?
bjkas

Taly Watanabe disse...

Oiie Rosii..
Vc viu qts coisas legais?e os preços?xuxu-beleza..ainda mais nessa época q logo começaremos a comprar as coisas pro bb né?
Mas então vai no Sesc sim..q tem programação até de sabado e domingo..
Além dos preços né? a Hidro varia entre 33,00 e 39,00..qual sesc tem prox de vc?
Depois me conta viu?
bjinhus

Marta disse...

Adorei as etapas de escolha dos nomes! Eu e marido ainda não temos filhos, mas os nome estão escolhidos: Miguel e Vitória! E temos mais 2 na manga: Júlia e Guilherme!
Adorei os nomes.. parabéns. Nunca pensamos que os nomes deveriam terminar com uma letra ou outra.. fomos listando e vendo os que os dois mais gostavam!
Beijocas

Amanda disse...

Oi Rosi! Gostei muito dos nomes que vc escolheu. Eu particularmente, acho lindo os nomes Eduardo e Heloísa! Tbm fico pensando em nomes pra quando eu tiver meus filhos. Não quero nomes complicados, quero nome simples e bonito. O de mulher eu já escolhi até antes de casar rsrs. O de homem eu ainda não sei. E em relação ao quarto do bebê, é uma boa idéia pedir um help pra Lidi! E espero que as fotos que eu coloquei no meu blog tenha ajudado um pouquinho pra pelo menos inspirar na decoração (no caso de menino né rs). Um beijão

Anônimo disse...

Bom, eu sou suspeita, pq meu filho mais velho se chama Eduardo. Ele adora o seu nome, mas outro dia me veio com esta: - Mãe, pq sou apenas Eduardo, e não Carlos Eduardo, ou Luiz Eduardo? É tão simples o meu nome....
Pode? A gente querendo simplificar a vida deles e eles querem complicar...