01 agosto 2010

12 semanas

Bem-vinda ao segundo trimestre da sua gestação! Esta fase é conhecida como período fetal, quando tecidos e órgãos do bebê crescem rápido e amadurecem. Muitas mulheres gostam bem mais deste trimestre, já que, além de os sintomas iniciais de gestação estarem sumindo, o risco de um aborto espontâneo cai significativamente.

O rosto do seu bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas.

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga. O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas. Pode ser que a sensação de enjôo passe, e você perceba que seu apetite voltou.

Fonte Babycenter

5 comentários:

HSLO disse...

Que maravilha...que tudo ocorra bem.

paz e luz para sua família.

abraços


Hugo

Amanda Zanqui disse...

Nossa, a gravidez é algo maravilhoso! Deve ser muito bom acompanhar cada estágio! Bjs!

Mamãe Élen disse...

Bom saber que o pior tá passando, né? Ah! Adorei quando vc escreveu no outro post que depois de algumas decepções amorosas vc encontrou a pessoa certa. Isso quer dizer que eu ainda tenho chances, rs...
Beijos graaandes!

Maya disse...

Parabéns Rosi!!!
Agora é só se preparar para a barriguinha crescendo!
A minha tá começando a aparecer agora! Mas só quem sabe que eu to grávida percebe!
Bjos

Tati Pastorello disse...

Oi Rosi, estes textos parecem de um livro que eu tinha, que descrevia a gestação semana a semana. É dele? Foi maravilhoso acompanhá-lo. A gente lia toda terça, após o evangelho no lar. Era um momento bem especial de integração com o baby... foi mágico! Espero que vocês estejam bem, fortes saudáveis.
Um beijo.