13 agosto 2010

Fique ligada, futura mamãe

Teste da orelhinha

Foi sancionada no início deste mês a lei que torna obrigatória a realização gratuita do “Teste da Orelhinha” – exame de triagem auditiva, logo após o nascimento, em todos os hospitais e maternidades do país. Esse exame é importantíssimo porque detecta deficiências de audição, até mesmo sutis, que não são percebidas no dia a dia da criança.

A fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas, explica que o Teste da Orelhinha é fundamental para o bebê, para que possamos identificar precocemente a dificuldade auditiva, fazer a intervenção adequada e, desta forma, evitar que problemas de audição afetem a qualidade de vida da criança. "É através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer redução na capacidade de ouvir, mesmo que pequena, impede que a criança receba as informações sonoras adequadamente”, diz.

O "Teste da Orelhinha" é rápido, indolor, não fura a orelha do bebê e deve ser realizado após as primeiras 24 horas de vida da criança, na própria maternidade. Durante o exame, um pequeno fone é colocado no ouvido do bebê. O aparelho emite um som fraco, que percorre a cóclea. Ao detectar o sinal, os cílios do bebê se movimentam e emitem uma resposta, que é registrada pelo equipamento. Se houver problemas na audição, os cílios não se mexem e o aparelho nada registra.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, apenas de 5% a 10% da população brasileira de recém-nascidos fazem atualmente a triagem auditiva.

4 comentários:

Lelinha disse...

Ótima dica amiga! Beijokass :)

Renatinha disse...

Que noticia boa Rosi!!
Tenho certeza q ira fazer uma grande diferenca na vida daqueles q nascem com esse probleminha, assim as familias ja se preparam melhor tbm!
Obrigada por partilhar!!
bjus

Raquel Cecília disse...

Falando em gestação saudável, lembrei de vc: http://bit.ly/cLyiI0

Lucia Laureano disse...

Rosi,
Fiz o teste tanto no Guilherme quanto na Duda, mas quando eles nasceram ainda se pagava (e bem caro) pelo teste, acho que paguei 280,00 para o Gui e mais de 300,00 para Duda.
Informação importantíssima!
Outra boa dica, é que estão chegando aos postos de vacinação gratuitamente as vacinas de meningite C e pneumonia, que até poucos meses atrás eram particulares. Eu ainda não encontrei um posto que já esteja aplicando as vacinas gratuitamente, mas em breve a situação já deverá estar regularizada.
Beijos,