08 outubro 2010

Mazelas da gravidez

Todo mundo já ouviu falar que a imunidade do organismo cai com a gravidez. É comprovado que algumas doenças oportunistas aparecem nesse período. Estava feliz e contente porque até o momento, não sabia o que era hemoróidas, infecção urinária e prisão de ventre.

Por uma ironia do destino, as mulheres da equipe que trabalho tiveram um "surto" de infecção urinária, inclusive duas delas foram internadas porque a infecção tomou outras proporções. Sim, eu sei que isso não se transmite, mas as benditas colocaram na cabeça que é algum vírus ou bactéria que rondam os banheiros do andar. Na empresa, todos os banheiros são lavados e higienizados diariamente. Além disso, há disponível em cada box álcool e protetor sanitário descartável, e eu tomo o maior cuidado.

Eis que há dois dias tenho sentido desconforto ao urinar, além da urgência e pouca quantidade. Conversei por telefone com minha médica e ela aconselhou que eu procurasse um hospital para fazer um exame. Fiz e, graças a Deus, não deu nenhuma alteração. O médico que me atendeu explicou que o ideal é tomar mais líquidos e não segurar a vontade mesmo.

No dia seguinte, trabalhei normalmente, mas no final da tarde voltei a sentir o desconforto, urgência e dores. E como choveu horrores no final do dia, o trânsito ficou horrível, me forçando a vir de metrô pra casa, tive que parar no meio do caminho para usar o banheiro, sufoco! Cheguei em casa, tomei um banho e fui para o hospital, repeti o exame e foi detectado pedras nos rins, cólo do útero irritado em virtude do xixi e infecção urinária leve. Fiquei em observação, tomei medicação e tirei o dia de hoje para descansar. Ainda bem que com o baby está tudo bem, mas preciso tomar antibiótico para combater a inflamação.

Ah, e sobre o surto de infecção das mulheres que trabalham comigo, provalvelmente elas adiam muito a hora do xixi em virtude do volume de trabalho, que consequentemente causa estresse: o mau do século.

8 comentários:

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Tem que tomar cuidado mesmo! Infecção urinária na gravidez, dizem, é muito chato. Que bom que vcs estão bem e descansando. Feriado vem aí! Beijos!

Unknown disse...

Ai gata! Muito cuidado nessa hora viu! :D
E água minha flor! Beba muita água!
Assim como vc eu trabalhava sentada, e acabava que dava aquela "seguradinha" pra ir ao banheiro! PÈMMMMMM... Tudo errado. Tive uma cistite e depois disso, muita hidratação e banheiro a cada 20 min +-... :D
Se cuida aí viu, Rosi!
Bjocas no Dudu!
Carol

Sandra Kautto disse...

Tem que se cuidar mesmo! Eu tive princípio de infecção urinária com 3 meses...mas tomei muitaaa água, dai nem precisei ir pro antibiótico!
Se cuide muito!!!

Bjus

Sandra (BabyCenter)

Elaine disse...

Oi Rosi,

Que chato isso! Mas não tem jeito, é assim mesmo. De agora em diante você vai sentir mesmo mais vontade de fazer xixi por causa do peso do bebê me cima da bexiga e mesmo que for pouquinho tem que ir, não pode segurar de jeito nenhum.
Há algum tempo postei sobre um produto chamado "Proassento", vende nas farmácias e é baratinho. Bom pra carregar na bolsa já que a vontade pode aparecer a qaulquer hora e nem sempre estamos em algum lugar onde a higiene é confiável. Ainda hoje uso quando saio com a Elisa.
Fica aqui a dica: http://ideiasdeelaine.blogspot.com/2009/08/proassento.html

Bjs

Amélia Ribeiro disse...

Cuida-te Rose.
A ti e ao teu bebé.

Um beijo enormem e que tenhas um excelente final de semana.

Desejo-te as melhoras.

Cássia Santana disse...

Eu tive uma infecção urinária também durante a gravidez. Senti dores horríveis... Mas, eu tenho a mania de segurar e não ir no banheiro na hora que dá vontade. Fazia o mesmo grávida.
Curta os momentos possíveis e impossíveis...
beijos!

Lu disse...

Xiii.. amiga, doenças e desconfortos na gravidez são horríveis mesmo!

Eu tenho uma super tendência à infecção urinária
Se cuida e toma muita, muita agua. Alem disso, já há algum tempo eu sei q suco de cranberry ajuda a eliminar a infeccao tbem. Qdo eu comeco a sentir uma infeccao a caminho, ja me encho dele:

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,2991741,Cranberry-conheca-a-fruta-que-combate-a-infeccao-urinaria.html

Tenho ctza q em super grande ai no Brasil vc acha!!

Beijo e melhoras!!

Unknown disse...

Rosi, eu tive infecção urinária fortíssima até a semana do parto. Isso é extremamente comum na gravidez. Tratei com antibióticos (controlados, claro) e tomei injeção de antibiótico na sala de parto.
Incrivelmente depois que o bb nasceu a infecção foi embora.
Se cuide pq no caso de grávidas, a infecção não causa dor.

Bjs