27 novembro 2011

Inevitável comparação

Eu e o Papai sabemos que o pequeno logo, logo, vai precisar de algo a mais além de uma cuidadora, precisa de muito estímulo para que se desenvolva de maneira adequada. Nisso, uma escola pode suprir, mas é necessário um complemento em casa, e além de tudo não pretendemos colocá-lo na escola tão cedo. Em contrapartida, tentamos estimulá-lo no tempo que estamos juntos, cantando, conversando, mostrando coisas novas e treinando sua coordenação motora.

Desde os primeiros meses, o pequeno demonstra sua preferência por ficar em pé, e por essa razão compramos o andador e andamos com ele segurando em suas mãozinhas, coisa que ele adora.

Mas há algo que nos incomoda, mesmo algumas pessoas explicando que é normal. Dudu não quer saber de engatinhar, nem de forma convencional, nem sapeando/arrastando como alguns bebês fazem. É só colocá-lo na posição de engatinhar (e até mesmo de bruços) que é um chororô sem fim. Respeito isso e não forço. Mas vejo minhas amigas comemorando porque seus bebês, da mesma idade do meu, estão dominando essa arte.

Sei que não devo compará-lo, cada criança se desenvolve de uma forma, cada um tem seu tempo dentro de um limite, mas confesso que adoraria que ele engatinhasse, acho tão bonitinho...

O pediatra anterior já havia sinalizado que essa não seria a “praia” do Dudu e me explicou ser completamente normal. E como pais de primeira viagem são encucados com tudo, resolvemos pesquisar a respeito. O Babycenter diz que é perfeitamente normal isso acontecer, que devemos apenas ficar alertas caso o bebê atinja um ano de idade sem demonstrar nenhuma intenção de se locomover (o que não é o caso do meu filhote).

Enfim, fiquei mais tranquila, porém continuarei a incentivá-lo a engatinhar.

8 comentários:

Andrea Fregnani disse...

Oi, Rosi, eu acho muito bom compararmos, pois sempre achamos outras crianças que tiveram um desenvolvimento parecido ou igual. Conheço uma garotinha que só se move de bumbum, e vai super rápido, a mãe se preocupava muito, mas foi achando pessoas que conheceram crianças assim ou que se moviam assim qnd crianças e agora já são adultos. Além do mais, pesquisas científicas vivem de comprações, não é? O Dudu é um paressadinho, quer andar sem gatinhar ;)
bjs

:: Nanda :: disse...

Eu acho lindinho criança engatinhando, mas confesso que a maioria das crianças que eu convivo não engatinharam... passaram pra fase dos passinhos direto.
Fique tranquila.. bjos

Sandra Hellen Kautto disse...

Ai amiga...mãe é tudo igual mesmo, né?! A gente sempre tá comparando os filhotes e fica se preocupando a toa!

Eu acho SUPER o Duduzinho já querer andar, tem bebês que são assim mesmo!! Sabe que o Elias até 1 semana atrás nem demonstrava interesse em querer ficar de pé, daí foi só fazer 9 meses que disparou o botão ANDAR nele e pronto, não só quer ficar de pé como quer sair andando.

Fica tranquila! Dudu é mais que perfeito!

beijos

Raquel disse...

nâo tô dizendo que estes meninos..além de nascerem no mesmo dia..tb tem a mesma roupa, e agora os mesmos modos...Rosi, querida..aqui em casa tb, LF odeia ficar de bruços e não quer saber de engatinhar, para não falar, semana passada passou a se arrastar para trás!!! Tb fiquei assim, vendo um monte de bb engatinhar e pior foi td mundo perguntando..até pq mesu sobrinhos andaram super cedo..mas bicho preguiça que é meu filhote, não é com ele..tb fiquei com maior neura, tentava de toda maneira estimular...mas ouvi de uma prima a seguinte frase que me acalmou...ele tem a vida inteira para andar.. e qd começar vai dar mais trabalho!! então relaxa e desabafa com a gente tá!!!!
bjocas

Mih Fernandes disse...

Olá!!!
V6 fizeram o mais importante que é se informar, e pelo visto não tem problema nenhum, então continue estimulando que logo, logo o Dudu vai sair andando... rsrsrs... Ele está se sentindo um rapazinho mamãe e engatinhar é coisa de bebê... rsrsrs
Bjus!

Priscila, mãe do Imperador disse...

Dudu lindo! JC tambem não engatinha não, só ameaça, mas nada... o negócio dele é andar, rsrsr acha q tem tamanho e idade para isso! Beijos em vcs

Maya disse...

Rosi, a gente compara mesmo.. não tem jeito!
Mas é normal! Ainda mais com meninos, eles demoram mais mesmo!
Nem encanem!!
bjinhos!

Alethéa Casal disse...

Olá. Disso posso falar de cadeira: meu Miguel começou a engantinhar com 10 para 11 meses. Também achei que ele andaria logo pela preferência dele por ficar de pé mas me enganei: ele começou a andar com 1 ano e 4 meses. Normal, aliás, super normal. Engatinhou mais tarde, andou mais tarde. E cada um é de um jeito! Parabéns pelo filhote, abraços.