27 novembro 2011

Inevitável comparação

Eu e o Papai sabemos que o pequeno logo, logo, vai precisar de algo a mais além de uma cuidadora, precisa de muito estímulo para que se desenvolva de maneira adequada. Nisso, uma escola pode suprir, mas é necessário um complemento em casa, e além de tudo não pretendemos colocá-lo na escola tão cedo. Em contrapartida, tentamos estimulá-lo no tempo que estamos juntos, cantando, conversando, mostrando coisas novas e treinando sua coordenação motora.

Desde os primeiros meses, o pequeno demonstra sua preferência por ficar em pé, e por essa razão compramos o andador e andamos com ele segurando em suas mãozinhas, coisa que ele adora.

Mas há algo que nos incomoda, mesmo algumas pessoas explicando que é normal. Dudu não quer saber de engatinhar, nem de forma convencional, nem sapeando/arrastando como alguns bebês fazem. É só colocá-lo na posição de engatinhar (e até mesmo de bruços) que é um chororô sem fim. Respeito isso e não forço. Mas vejo minhas amigas comemorando porque seus bebês, da mesma idade do meu, estão dominando essa arte.

Sei que não devo compará-lo, cada criança se desenvolve de uma forma, cada um tem seu tempo dentro de um limite, mas confesso que adoraria que ele engatinhasse, acho tão bonitinho...

O pediatra anterior já havia sinalizado que essa não seria a “praia” do Dudu e me explicou ser completamente normal. E como pais de primeira viagem são encucados com tudo, resolvemos pesquisar a respeito. O Babycenter diz que é perfeitamente normal isso acontecer, que devemos apenas ficar alertas caso o bebê atinja um ano de idade sem demonstrar nenhuma intenção de se locomover (o que não é o caso do meu filhote).

Enfim, fiquei mais tranquila, porém continuarei a incentivá-lo a engatinhar.

8 comentários:

Unknown disse...

Oi, Rosi, eu acho muito bom compararmos, pois sempre achamos outras crianças que tiveram um desenvolvimento parecido ou igual. Conheço uma garotinha que só se move de bumbum, e vai super rápido, a mãe se preocupava muito, mas foi achando pessoas que conheceram crianças assim ou que se moviam assim qnd crianças e agora já são adultos. Além do mais, pesquisas científicas vivem de comprações, não é? O Dudu é um paressadinho, quer andar sem gatinhar ;)
bjs

:: Nanda :: disse...

Eu acho lindinho criança engatinhando, mas confesso que a maioria das crianças que eu convivo não engatinharam... passaram pra fase dos passinhos direto.
Fique tranquila.. bjos

Sandra Kautto disse...

Ai amiga...mãe é tudo igual mesmo, né?! A gente sempre tá comparando os filhotes e fica se preocupando a toa!

Eu acho SUPER o Duduzinho já querer andar, tem bebês que são assim mesmo!! Sabe que o Elias até 1 semana atrás nem demonstrava interesse em querer ficar de pé, daí foi só fazer 9 meses que disparou o botão ANDAR nele e pronto, não só quer ficar de pé como quer sair andando.

Fica tranquila! Dudu é mais que perfeito!

beijos

Raquel disse...

nâo tô dizendo que estes meninos..além de nascerem no mesmo dia..tb tem a mesma roupa, e agora os mesmos modos...Rosi, querida..aqui em casa tb, LF odeia ficar de bruços e não quer saber de engatinhar, para não falar, semana passada passou a se arrastar para trás!!! Tb fiquei assim, vendo um monte de bb engatinhar e pior foi td mundo perguntando..até pq mesu sobrinhos andaram super cedo..mas bicho preguiça que é meu filhote, não é com ele..tb fiquei com maior neura, tentava de toda maneira estimular...mas ouvi de uma prima a seguinte frase que me acalmou...ele tem a vida inteira para andar.. e qd começar vai dar mais trabalho!! então relaxa e desabafa com a gente tá!!!!
bjocas

Mih Fernandes disse...

Olá!!!
V6 fizeram o mais importante que é se informar, e pelo visto não tem problema nenhum, então continue estimulando que logo, logo o Dudu vai sair andando... rsrsrs... Ele está se sentindo um rapazinho mamãe e engatinhar é coisa de bebê... rsrsrs
Bjus!

Priscila Quaquio disse...

Dudu lindo! JC tambem não engatinha não, só ameaça, mas nada... o negócio dele é andar, rsrsr acha q tem tamanho e idade para isso! Beijos em vcs

Maya disse...

Rosi, a gente compara mesmo.. não tem jeito!
Mas é normal! Ainda mais com meninos, eles demoram mais mesmo!
Nem encanem!!
bjinhos!

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Olá. Disso posso falar de cadeira: meu Miguel começou a engantinhar com 10 para 11 meses. Também achei que ele andaria logo pela preferência dele por ficar de pé mas me enganei: ele começou a andar com 1 ano e 4 meses. Normal, aliás, super normal. Engatinhou mais tarde, andou mais tarde. E cada um é de um jeito! Parabéns pelo filhote, abraços.