24 fevereiro 2012

Até quando?

Se alguém tiver a resposta, mas por favor uma resposta concreta, com dados reais, me avise: Até quando meu filho acordará durante a noite?

Estou farta das respostas vagas e desculpas como: é assim mesmo, também passo por isso, e blábláblá. Da mesma forma que me sugerir soluções que são quase impossíveis não rola, cansei de ouvir da vizinha: você tem que tirar a mamadeira da madrugada! Pois é, mas alguém me explica como faz com uma criança que só acorda pra mamar? Deixo-a chorar até cansar? Pra mim isso é desumano, já não tolero choro durante o dia quando estou na ativa, imaginem a noite quando luto para manter os olhos abertos...

Pois é, Dudu é um malandro! Geralmente acorda uma vez na noite, mama e volta a dormir, mas tem que ser no colo. Isso se repete pela manhã, por volta das 06h. Ok, com esse cenário sobrevivo lindamente. Mas basta qualquer mudança em sua rotina, por menor que seja, tuuuuudo muda. Se faz calor, ele acorda três vezes na noite; se esfria, outras três vezes; se não toma banho antes de dormir, a coisa se repete; se dorme em local diferente, não deixa ninguém dormir; se, se, se.

Juro que rezei muito para que tudo isso mudasse com a chegada de seu primeiro aniversário. Fantasiei que essa “fase bebê” ia ficar pra trás. Mas não aconteceu. Tire outros quinze dias de férias pra preparar sua festa e passamos noites boas (na média de 1 ou 2 acordadas), mas bastou eu voltar a trabalhar, logo depois do Carnaval, que houve um regresso. Acordei três vezes na noite passada.

Já li a respeito, já conversei com outras mamães, com pessoas mais experientes, e nada. Contabilizo (porque isso não é motivo de comemoração) quase 1 ano e 2 meses sem dormir uma noite inteira espontaneamente. Por duas noites nesse tempo, ele dormiu quase uma noite inteira, e em uma outra, o Papai se encarregou de cuidar do pequeno.

Amo meu filho, seu cheiro, seu sorriso, suas gracinhas e descobertas, mas às vezes queria tirar férias do meu papel de mãe! E não é porque sou uma mãe de primeira viagem, vejo muitas mães reclamando disso.

Eduardo é meu sonho realizado, disso eu não tenho dúvidas, mas sou humana, sou normal, e ainda acumulo outras funções: tenho que ser esposa, profissional, dona de casa, filha, amiga....tenho uma rotina louca durante a semana e me desdobro nos finais de semana para dar contar de tudo.

Eu só queria dormir, dormir noites inteiras, dormir sem ficar sob alerta para qualquer movimentação ou som do quarto ao lado. Queria dar o banho, mamá, carinho, colocá-lo no berço e só vê-lo novamente com o dia claro. Não me importa de dormir tarde, só quero uma noite sem interrupções de 2 ou 3 horas...

Desculpem o meu desabafo, mas estou tão cansada disso tudo!

9 comentários:

Rafaella disse...

Ai imagino o quanto vc deve estar cansada...
Nem sei como t ajudar, sofro do mesmo problema, e Davi nem acorda para mamar não, ele tem o sono leve demais...
É complicado...
Bjs

Sandra Kautto disse...

Rosi querida! Não se desculpe por sentimentos humanos. Sei muito bem como uma pessoa se sente quando fica sem dormir por um longo período. Quando estava grávida sempre ouvia isso, mas não pensava que fosse tão cansativo e pra valer.

Enfim, você já deve ter conversado com mães super experientes e lido um montão de coisas, né? Então deixa eu partilhar o meu pequeno conhecimento... essa semana que passou conversei com uma especialista (neuropediatra) e ela me falou que é TOTALMENTE normal os bebês acordarem até os 3 anos de idade. Então respondendo tua pergunta, isso vai durar até mais ou menos os 3 anos do Dudu. Claro que existem as exceções, como os bebês anjos que desde que nasceram dormem a noite inteirinha...mas esse não é o nosso caso.

Enfim, o negócio é se encher de paciência, contar até 1 milhão e tocar a vida pra frente. E se você olhar pelo lado bom, o Dudu acorda apenas 1 vez e depois de mamar volta a dormir, sei que ainda assim é cansativo e esgotante. Eu conheço bebês que acordam umas 5x e não é para mamar...rs rs.

Sorte e força por ai!
Beijos

Alyne disse...

Oii Rosi.
Não é fácil mesmo, é super cansativo e eu super te entendo. Se Davi acordasse só uma ou 2 vezes como o seu Dudu, eu estava super feliz, mas dos 11 meses pra cá, ele resolveu acordar 6 vezes por noite, e todas, eu digo todas, são pra mamar, quer o peito e ai de mim se não der. Me sinto um lixo no outro dia, super cansada e sem ânimo pra nada. Procuro uma resposta pra isso tudo também porque está acabando comigo, me deixando muito desanimada. Recebi 3 artigos, vou ler eles e se tiver alguma luz no fim do túnel, em algum deles, te passo pelo face.
No mais, desejo força e paciência pra nós.
Beijos.

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Rosi, não posso te dizer quando o Dudu vai dormir, porque nem os MEUS (sim, Ana Luiza com 4 anos ainda acorda) dormem a noite toda. Mas eu acredito que UM DIA teremos noites inteiras de sono.
O cansaço não passa com palavras de apoio, mas faz a gente se sentir melhor!
Fique bem, vai passar! Pra nós duas e pra todas as outras mães insones!

Beijokas

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Sei que não é um consolo, mas minha primeira noite de sono com o Matheus foi quando ele completou 2anos, antes disso ele acordava 3 vezes a noite durante todas as noite antes dos seus 2 aninhos.

Acho que eram muitos motivos. Mas o principal sem duvida nenhuma era o fato dele mamar no meio da madrugada, depois que tirei esse habito dele foi como abrir as portas do paraiso, pois ele passou a dormir a noite toda. Outro fator foi tirar ele do berço e coloca-lo na caminha, pois ele sentia muito calor e a cama era mais arejada. Tem também os dentes e o incomodo que eles tem, parece que durante a noite os dentes doem mais.

Eu tenho muito post falando sobre o meu cansaço e desanimo por acordar muitas vezes durante a noite e ainda levantar cedo para ir trabalhar. Essa é uma fase muito dificil mesmo, MAS PASSA, fique certa disso, essa fase vai passar.

Masssss se vc for assim como a maioria das mães, qdo ele começar a dormir a noite toda quem vai começar a acordar é você. Eu acordo ao menos 1 vez durante a noite para ver se o Matheus tá com frio, com calor, se tem pernilongo, se ele esta de barriga pra cima, se ta de barriga pra baixo, se tá respirando bem, se tá respirando mal...e se, se, se, neuroses, neuroses, neuroses rsrsrsrsr

Fica firme mamãe, todas nos passamos por isso, umas com mais intensidade outras com menos mas todas nos passamos por isso, com você logo, logo, vai passar tbm.

Bjussss

Kelly

Unknown disse...

Nossa!!! A mesma coisa acontece com a minha filha! Até hoje ela acorda,eu achava que era a única que passava por isso!! Tudo bem ela tem 11 meses,mas já não estava na hora de dormir a noite toda??Bjs

Noemi disse...

Veja, talvez isso te ajude:

http://www.maternidadeativa.com.br/consultoria2.html

Creio que diante do colapso investir numa consultoria com a Ana possa te dar soluções, independente da filosofia materna que você adote. Já vi vários relatos de mães que alcançaram bons resultados.

Sinta-se abraçada por mim, espero que encontre paz e ótimas noites de sono.

Bia disse...

Rose, infelizmente não posso te ajudar por falar da minha experiência. Graças a Deus meu filhote, hj com 1 ano completo, dorme a noite toda. Isso acontece desde uns 9 meses de idade. Eu que o pego às 5h da manhã pra mamar, pois aí da tempo de eu sair pra trabalhar e como quero amamentálo o pego. Se ele já tivesse desmamado, nem precisaria pegá-lo, pois ele não iria acordar. Pra vc ter noção, nos finais de semana só mama quando acorda.
Mas pra tentar te ajudar, vc já leu Soluções para uma noite sem choro? Tem vários artigos interessantíssimos que me ajudaram bastante dá uma olhada: http://solucoes.multiply.com/?&show_interstitial=1&u=
Tem tb "comunidades" no face e no orkut. Me ajudaram bastante, não custa tentar.
Boa sorte!
Bjs

Raquel disse...

Rosi que saudade... Estou sumida mas retomando a vida aqui!!! Eh que inicio de gravidez nao eh mole!!!
Eu acho que o Dudu e o LF são irmãos separados por pais diferentes!!! Rsrs LF eh igualzinho sem tirar nem por!!! A unica noite que dormiu a noite inteira foi no dia do seu aniversario!!! Acorda para mamar, agora ensinei ele a segurar a mamadeira e isso me ajuda, mas acorda com calor, resmunga, vira e se desvira, e nos dias bons acorda so uma vez, mas se por qq outro motivo sao de 3x pra cima!!
Tb fico desesperada!!!! Ainda mais com outro bb a caminho!!! Acho que não vou dormir nunca mais!!!!
Bjos no gostosinho!!!!