Confesso que já tinha passado da fase de ansiedade dessa reunião, uma vez que demorou muito para acontecer. Achei que pelo fato de receber feedbacks frequentes sobre o desenvolvimento do Dudu, talvez a escola dispensasse esse formato...Ainda bem que não.
A proposta foi uma roda de conversas com todos os pais, a coordenador da escola e as duas professoras. Com esse formato (e conforme explicações das professores) é possível que os assuntos sejam compartilhados e os pais se sintam mais acolhidos com os avanços e dificuldades de cada criança. Traduzindo: Pais, seus filhos são importantes, mas são crianças acima de tudo. É comum uma criança ser ótima em autonomia e a outra ainda ter problemas com a fala, por exemplo. De verdade: aprovo muito esse formato.
Inicialmente, foram distribuídos o caderno de atividades (artes) e o caderno de avaliação de cada criança. No caderno de atividades pudemos perceber o que foi trabalhado no semestre: cores, texturas, noções de espaço, etc. Muitos rabiscos o Dudu produziu, hehe. Já no caderno de avaliação foram anotados todos os avanços de cada criança, por exemplo: Dudu obedece os comandos das professores, é colaborativo, não demonstra agressão quando é contrariado (mas fica bravo), é gentil com os colegas compartilhando os brinquedos, etc.
Seguindo a reunião os assuntos foram surgindo e as professoras comentavam como cada criança estava se saindo, algumas mais desenvolvidas, outras ainda precisam de acompanhamento e nesses casos, as professoras apresentaram propostas de como trabalhar, dando dicas para os pais do trabalho que deve ser feito em conjunto com a escola.
Dudu é um dos mais novos de sua turma, tem apenas 2 anos e 7 meses. Os demais já completaram 3 anos. E talvez por essa razão, é um dos únicos que ainda usa fraldas. As professoras abordaram o assunto, explicando o que seria feito quando nós, pais do Dudu, decidíssemos que havia chegado o momento. Expliquei meu receio do tempo que ele fica dentro do carro, no trânsito, devido a distância que percorremos diariamente. Recebi muito apoio dos outros pais que compartilharam suas experiências e deram dicas. Me senti acolhida.
Em compensação (e para inflar o coração dessa mãe de orgulho), Dudu é um dos únicos da sala que consegue identificar o nome de todos os colegas, inclusive o seu, mesmo que esses nomes estejam em ordem diferentes todos os dias. A coordenadora explicou que essa identificação é a leitura do desenho do nome e isso é muito bom! Explicou que nessa fase não é aconselhável iniciar a alfabetização, que deve ocorrer pelos 6 anos, mas a escola não irá podar esse interesse, muito pelo contrário, irá incentivar as letras e números. Fiquei satisfeita.
A coordenadora pontuou que essa fase o que deve ser desenvolvido é a autonomia marcada por saber se vestir, calçar os sapatos, levar e buscar objetos, comer sozinho, manipular talheres, etc. Explicou as técnicas que a escola adota valorizando cada progresso, mesmo que pequeno. Dudu precisa se desenvolver no que diz respeito a calçar sapatos, mas sei que isso é questão de tempo.
Dudu está de parabéns no que diz respeito à fala (desde sempre fala direitinho, pontuando as sílabas e se fazendo entender por todos), à educação (diz obrigada, por favor, etc) e as coisas coletivas (nomes, marcas de carros, números, etc.). As professoras pontuaram que é de sua natureza ser desconfiado e demorar para para ter confiança nas pessoas, porém depois disso se apega à quem confia.
Enfim, fiquei muito satisfeita com a reunião e tudo que ouvi. E ansiosa para a próxima reunião.
Seguem fotos das atividades da escola:
Dia do índio
Piquenique
Mais piquenique
Carnaval
Aulas de música
Farra
Palhacinhos lindos! (Sofia, Pietro, Beatriz e Dudu)
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