31 maio 2007

Notícias da Língua Portuguesa

Li hoje em algum lugar, não lembro onde, sobre uma pesquisa reveladora na Inglaterra. Muita gente compra livro e não lê. Compra vários por mês e vai acumulando. Compra para posar de intelectual, para ostentá-los na estante de casa. Besteira isso. Ninguém é obrigado à tortura voluntária que é ler um livro que acha ruim só porque dizem que é um clássico.
Eu só leio o que me interessa. Ultimamente só cardápio e rótulo de cerveja tem me interessado, e olhe lá. Lembro que na faculdade, na matéria de Filosofia tive que ler Aristóteles. Achei um ó do borogodó. Mas estou realmente me crucificando por estar tão distante dos livros.
E sobre o Brasil, bem brasileiro não gosta de estudar. Brasileiro gosta de churrasco, samba e cerveja e eu estou incluída nesse trio. Na escola o professor finge que dá aula e o aluno finge que aprende, se ele tirou nota baixa (ou vermelha como na minha época), ele passa de ano assim mesmo.
Ah, e no sábado foi a grande final do SOLETRANDO no programa do Luciano Huck. Eu fico feliz por iniciativas como essa. Torci pelo Alef do RJ, mas o Aurélio de Goiás (claro, com esse nome de dicionário!!!) levou o troféu, literalmente o troféu era gigante. O sucesso do quadro apresentado é incontestável. A brincadeira virou “febre” em muitas escolas do Brasil e até entre advogados, executivos, jornalistas... Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente não faz mal a ninguém.

A língua portuguesa agradece o carinho.

Nenhum comentário: