18 março 2009

Absurdos que os desempregados enfrentam

O desemprego é tremendo e o despero está na mesma proporção. Assim como eu, pessoas passam o dia inteiro enviando currículos por e-mail, entregando em agências, pedindo "pelo amor de Deus" uma ajuda, uma entrevista. Olha os absurdos que tenho enfrentado:

* Apenas candidatos das faculdades PUC, USP, etc
Abusivo ao extemo. Faculdade não faz o aluno, não dá capacidade e muito menos desenvolve o talento. O que muitas faculdades de nome dão é conteúdo que o aluno esquece logo assim que termina a prova.

* Fluência nos idiomas inglês, francês, espanhol, etc
Entendo perfeitamente que existam perfis que exijam fluência num idioma inerentes ao cargo, mas lamento profundamente toda a discriminação, descartando profissionais que não se encaixam no perfil pelo simples fato de não ter a fluência, pois este não pratica, nunca visitou um país diferente do seu.

* Vaga para área de marketing com formação em arquitetura
Oras, se a vaga é para um assistente de marketing por que raios o candidato tem que ser formado em arquitetura? É porque a empresa é desse segmento? Caramba, por que não contratam um arquiteto que tenha habilidade com vendas, relacionamento... enfim, existe uma confusão nos perfis das vagas. Existem áreas de formação que te habilitam SIM a exercer funções co-relacionadas. Então, acredito que deveria existir, por parte dos selecionadores, um certo cuidado e um olhar criterioso com o currículo em si, não somente pela área de formação do candidato.

* Apenas currículos com foto
As agências de emprego deveriam se atualizar com o mercado, pois ainda tem algumas que pedem currículo com foto, coisa que não se usa mais... não vendemos nossa aparência e sim nossos serviços profissionais, independentemente de nossa aparência.

* Vaga extremanente confidendial
Você já recebeu uma ligação onde o selecionador pergunta se você está trabalhando e se pode ir tal dia em tal lugar para uma entrevista e nada mais? Pois é, a vaga é tão confidencial que até para o candidato são omitidas informações básicas como cargo e salário.

* Daremos uma resposta a todos os candidatos
E aí você que se preparou para aquela entrevista, se encheu de esperanças e expectativas, se esforçou muito para se destacar na entrevista e na dinâmica, fica esperando, esperando e nada de um retorno.....Por que os recrutadores agem dessa maneira? Por que mentir e criar uma ilusão na cabeça das pessoas que almejam tanto uma oportunidade?

* Não panfletem seu curriculo
Realmente panfletar curriculo não é nada bom, sair disparando seu currículo pode pegar mal, mas as pessoas estão tão desesperadas por uma recolocação que um e-mail de alguém de RH vira uma oportunidade para uma entrevista.

* Currículos fora dos perfil serão descartados
Selecionadores tem como função principal captar e reconhecer talentos. Mesmo que aquela vaga não esteja aberta por que não reservar esse mesmo currículo para futuras oportunidades?

* Despreparo dos entrevistadores
Os candidatos são submetidos a situações, no mínimo, irreais demonstrando a falta de preparo do profissional de RH. Muitas vezes o profissional não tem habilidade e conhecimento sufucientes para extrair as informações necessárias do candidato. Fica rodeando com as informações ou simplesmente desconhece a área solicitante da vaga.

* Entrevista marcada para 00h
Os caditados não devem chegar atrasados, pois isso não é de bom tom. E a pontualidade dos selecionadores onde fica? É no mínimo falta de profisssionalismo e de educação.

* Restrição no SPC e SERASA
Sim, você pode ser eliminado de um processo seletivo caso tenha alguma restrição cadastral no SPC e Serasa. Além de ser ilegal, como é que querem que uma pessoa desempregada há meses mantenha as suas contas em dia?

* Entregar currículos pessoalmente
Fazer como antigamente com a pastinha de currículos embaixo do braço, gastar dinheiro de condução, sola de sapato, com fome, batendo às portas das agências de emprego e empresas que te interessam, é perda de tempo. São poucas as empresas que aceitam seu currículo impresso e as agências adotaram a modalidade de receber os currículos através dos plaqueiros ou caixinahs de correspondências instaladas na porta das agências. Só pode entrar e falar com a recepcionista candidatos que foram chamados para entrevistas. Argh!

* Pretensão salarial
Acredito que informar a pretensão salarial, exigida em alguns para participar do processo seletivo, é uma "faca de fois gumes". A variação salarial é muito grande de empregador para empregador. Se colocamos um salário baixo, pode demonstrar que somos incompetentes ou estamos realmente desesperados; se apresentamos uma pretensão salarial alta aos olhos do empregador, somos eliminados por este fato. O ideal seria o selecionador informar o salário oferecido, se o candidato se interessar ele encaminhará o seu currículo, caso não, nada será feito.

* Candidatos com até 35 anos de idade
A limitação de faixa etária para certas funções, principalmente administrativas é abusiva. Muitas vezes você fica impedido de participar de processos seletivos por causa deste ítem. Selecionadores e empregadores devem ter em mente: se o trabalho é mental, a idade é irrelevante.

* Nenhum sinal de fumaça
Você só responde aos anúncios que se enquadra, faz sempre uma carta encaminhando seu CV, procurando respeitar sempre o conteúdo do anúncio e apesar disso tudo, nunca foi chamado sequer para participar de uma entrevista. Nem mesmo um retorno ao nosso e-mail informando que receberam o CV, está sendo analisado... simplesmente nada.

2 comentários:

Fabiana disse...

Humm, não conhecia esse texto, adorei as dicas que você passou.

Bj

Creuza Moura disse...

É triste mais é verdade.
mas acredito que isso vai mudar. os profissionais estão se renovando (será?) e não teremos mais este tipo de situação.
mas, que dá um desanimo quando se ouve a frase aguarde o nosso contato , ah isso dá.

O ultimo processo que participei, me ligaram tipo as 9h da manhã para fazer a entrevista as 13h, estava sem escova e fui sabendo que o visual estava "devendo" (sou negra e o cabelo é do tipo ruim e temperamental) na agencia tinha tanta menina mais nova e bonitinha que pensei comigo dancei. no mesmo dia nos mandaram fazer a entrevista na empresa e para a 1ª entrevista sai delá sentindo que tinha chance, me foi informado que deveriam ser feitas mais duas entrevistas, com a gerente do rh e com a diretora da organização, uma semana depois e ja de progressiva no cabelo, fiz a entrevista com a diretora e apesar de ter mostrado todo o meu conhecimento senti que ela me olhou de cima a baixo , medindo tudo e aquilo foi me irritando, que perguntei no final se eu tinha realmente alguma chance e se me encaixava no perfil da vaga pois não tinha certeza de como me posicionar e que tinha uma outra oportunidade mas que tinha preferência pela vaga da empresa. a mulher que deve ter uma metro e meio (ela lembra a Edna Moda do dezenho dos incriveis), virou e me disse, voce está dentro do perfil minha filha, mas oportunidade não se perde, se aparecer outra proposta pega, porque essa aqui vai demorar. Sai de lá mal, achando que não seria contratada que estava fedendo, que falei alguma besteira e enfim a neura me pegou de jeito.
cerda de 45 dias depois, estava eu voltando do trabalho, sim, peguei a outra vaga, e me ligam da agência mandando eu levar os documentos já para começar.
nem preciso dizer que pedi desculpas onde eu estava e parti em direção ao emprego onde estou hoje há um ano. com toda esta historia quero dizer que venceu a capacidade, (isso eu tenho!) e que a posição do entrevistador e a forma como ele se coloca pode derrumar até Golias mais confiante.

excelente o seu texto e descula o meu testamento ai tá?