06 julho 2009

Diploma de Jornalismo: apenas um papel?

Sou comunicóloga/publicitária (com diploma) e pós graduada em marketing (com diploma de MBA). Realizei um sonho ao pegar em mãos meu diploma da graduação, ralei muito, fiz estágio por uma bolsa irrisória, deixei muitas vezes de comer uma simples coxinha porque não tinha dinheiro e andei muito a pé para economizar uma condução.

Bons profissionais são talentosos por natureza, alguns precisam ser lapidados e encaram uma faculdade. Sei que nem todo músico tem o título em um diploma assim como existem diversos exemplos jornalistas, que embora sejam exemplares em sua atuação, nunca passaram por uma faculdade de Jornalismo, assim como há outros bem sucedidos que se orgulham de ter um diploma.

Ninguém aprende ética e opinião numa faculdade. Ética, opinião e talento notícias são coisas que a pessoa adquire vivenciando. Concordo que um diploma de jornalista não evita que se fale ou escreva bobagem. Mas ao que parece um diploma de jornalista fere a livre expressão, esse argumento é vago e falho. Partindo desse princípio, então vamos deixar que a Internet se encarregue de nos por a par de tudo o que existe no mundo. Comida qualquer um faz, sendo ruim, bom cozinheiro ou um chef, mas existe aquela comida que desce por necessidade e aquela que saboreamos com prazer.

A formação escolar brasileira é irregular; poucas são as escolas que suprem as necessidades de um indivíduo a ter conhecimentos básicos que o capacitem a uma visão crítica e madura sobre o mundo. É mais ou menos assim: melhorar a educação ninguém quer, mas mexer em algo que está dando certo, pelo menos em seu objetivo, todo mundo se julga apto.

A faculdade não apenas deveria continuar como obrigatória, mas sim ser mais exigente. Hoje é muito fácil se formar em Jornalismo, afinal até o vestibular nem existe mais para peneirar os bons candidatos. Mas com o fim da obrigatoriedade do diploma só vai ficar pior. Lamentável.

4 comentários:

Fla disse...

Querida, para mim isso é só mais uma demonstração de que para o nosso Governo educação não é o quesito mais importante. Definitivamente, porque eles vão investir em qualidade de ensino? Para que eles vão querer mais gente dentro das Universidades, aprendendo, conhecendo outras pessoas, vivenciando coisas novas?

Todo aquele que é capaz de formar sua opinião com um mínimo de consciência e discernimento, pode ser considerado uma ameaça ao Governo, que não precisa de um povo que aprenda a pensar, mas sim de pessoas que aprendam a obedecer sem questionar.

Eu sou a favor da educação seja ela em que nível for: fundamental, médio, ensino técnico, superior, etc, mas desde que para todos eles exista um padrão de qualidade de ensino, coisa que infelizmente também não temos.

Beijos
Fla

Fê Miceli disse...

Oi Rosi...

Estava passando por alguns blos e me deparei com o seu. Quando li seu texto, vi que pensamos mais ou menos da mesma forma com relação a este assunto. Mas eu já descarreguei minah raiva maior no meu blog, rs e nos meus amigos falando sem parar. Su jornalista e uma descisão dessas não denigre apenas a classe universitária que se passa com atestado de incapacidade, mas a questão educacional do país. Bom, só nos resta agora esperar que as empresas sérias, como a própria Rede Globo, que apesar de conter profissionais não formados, ainda prefiram o diploma como caráter fundamental.

Beijos e vamos rezar!!!!!!

Cinthya Rachel disse...

nem me fale pq sou formada, rs. obrigada pela visita, um beijo

Verônica Cobas disse...

Oi, Rosi,

Embora também concorde com a ideia de que não é o diploma que qualifica um jornalista, não professo a teoria de que ele não é importante ou, pelo menos, instrumento para seleção do profissional da área.
Acho sim uma discussão que só tem a repercussão que alcançou pela pressão que as Organizações Globo fizeram no sentido de garantir que seus apresentadores de televisão, e sem diploma, pudessem permanecer à frente dos telejornais sem que lhes fosse exigido nada. Lobby poderoso assim consegue qualquer coisa.
Acho realmente que aprendi muito mais fora da faculdade do que nela, mas tenho um baita orgulho do que alcancei. Inclusive com o diploma. bjss. Vê