10 setembro 2009

Enfim, uma boa notícia

Câmara aprova Estatuto da Igualdade Racial
Para votar o estatuto, os líderes dos partidos fecharam um acordo: a maioria dos pontos polêmicos que estava no texto foi retirada ou modificada.

O estatuto traz orientações para o governo sobre como tratar os negros no Brasil. O texto permite que sejam dados incentivos fiscais a empresas que tenham, no mínimo, 20% de funcionários negros. E ainda cria cotas em partidos políticos, 10% das vagas vão ser reservadas para os negros. O estatuto prevê também que o governo adote medidas para assegurar igualdade de oportunidades para a população negra no mercado de trabalho, inclusive nas contratações do setor público.

NOTA: Acho que agora podemos comemorar ou ainda não?

6 comentários:

Priscila disse...

Rosi,
Acho que essa lei é como a das cotas raciais nas universidades. Não concordo. Resolve-se as consequências, mas não se solucionam as causas, como a falta de qualidade nas escolas públicas. Post polêmico...
Bjs.

Luciana disse...

êeeee polêmica à vista!!!
Não concordo. Acho que esse tipo de lei sim é discriminatória...isso sim é ser racista.
Bjks.

Fla disse...

Olha, eu concordo e assino embaixo do que a Priscila e a Luciana disseram.

Acho essa Lei um absurdo.

Beijos

Ci disse...

Rosi minha linda! obrigada pelos parabéns!!!! não esquenta nao que jaja eu to voltando com o blog

beijooooooo

Elaine disse...

Sei não, resolver não resolve. A velha estória de tapar o buraco mas não tratar a cárie.
Porque criar cotas e dar incentivos não fará com que automaticamente se vença o preconceito e ensine o respeito entre as raças.
Não sei os detalhes da lei, mas dar incentivos fiscais para empresas pode não funcionar, já que o empresário pode muito bem contratar somente para funções braçais e de baixo escalão. E daí onde é que ficam as oportunidades de crescimento profissional? Somente para os mesmos de hoje...
Só para exemplificar, hoje existe a cota para deficientes e esta é obrigatoria para empresas com mais de 5000 funcionários. Meu marido presenciou um fato em uma empresa, onde a pessoa deficiente foi contratada, por salário mínimo. Esta pessoa queria trabalhar, desenvolver alguma função, mas o chefe não lhe atribuía nenhuma siginificativa. A pessoa estava ali somente para cumprir a cota...adianta assim?

Elaine disse...

Anteriormente, onde eu disse 5000 funcionários, eu quis dizer 500.