19 outubro 2009

Obra? Socorro!

Há exatos dois meses teve início no prédio onde moro, uma obra geral para a troca das colunas da rede de água e esgoto, devido um vazamento misterioso e duradouro. Para quem mora em prédio antigo sabe da proporção dos problemas.

Pois bem, como a obra é feita durante a semana e ninguém fica em casa nesse período, tivemos que deixar a chave sob a responsabilidade do zelador. Sabíamos também que a obra começaria a partir do meu apartamento que fica no primeiro andar. Prometo que tentei ao máximo segurar minha paciência durante todo esse tempo, pois não queria de maneira nenhuma ser comparada com minhas vizinhas idosas ranzinzas e correr o risco de alguém querer se vingar enquanto eu não estivesse em casa.

Mas os últimos e constantes acontecimentos têm me deixado furiosa. Além de ter que conviver com poeira e sujeira, a coluna do banheiro, dentro do box, foi quebrada e o meu vizinho de cima quando toma banho, fica pingando água sem parar em meu banheiro, o que já provocou uma mancha horrorosa preta no teto do banheiro e fez a pintura se soltar. Além disso, meu box que é daqueles antigos, não desliza mais como antigamento, devido aos inúmeras pedregulhos minúsculos que se instalaram no suporte do chão. Para amenizar o sofrimento, sempre deixei à mão, uma vassoura para recolher o barro que escorria com a água proveniente do banho do vizinho. Isso sem contar a lavagem diária do banheiro para que possa ao menos ser utilizado.

Cheguei em casa na última quinta-feira e quase tive um treco: além da cozinha estar tomada de poeira e vestígios de cimentos (inclusive na pia e fogão), o banheiro estava intransitável e até a coitada da minha vassoura havia sumido.

Chamei o zelador e mostrei a ele tudo o que acontece em meu apartamento desde que iniciou a obra, inclusive o transtorno que tenho para lavar louça ou cozinhar, não sei o que fizeram na coluna que a torneira da cozinha não solta água, apenas pinga.

Todos os dias quando chego em casa tenho uma vontade imensa de chorar quando vejo como está minha casa. Agora entendo perfeitamente o que sente uma dona de casa que decide enfrentar uma obra enquanto mora na casa. Ó céus!

14 comentários:

Priscila disse...

Menina, enquanto lia seu post meu sangue for fervendo. Eu já tinha esganado o zelador e o vizinho de cima!
Quando a gente decide fazer uma obra pra deixar a casa mais bonita ainda tem todo um incentivo, né? Mas quando a gente tem que passar por todo esse sofrimento por causa de uma obra invisível é fogo.
Bjs!

Luci Cardinelli disse...

Sei muito bem o que você está sentindo... passei por obras no apartamento, morando, por duas vezes e jurei que nunca mais.

beijo e ótima semana!!

Fabiana disse...

EU estou passando por isso. Depois te der o apartamento terminado, descobrimos que o pedreiro que trabalhou aqui fechou o acesso da antena coletiva do predio. O infeliz sumiu, nao acho ele. Conclusaro: tive que contratar outro, que esta quebrando piso, parede e teto para fazer de novo a comunicação da antena... Estou com tanto pó aqui e é tanto transtorno que estou em uma crise de nervos. Assim que sou solidária ao seu sofrimento. Bjs

Fabiana disse...

Rosi, ninguém merece não é?
Aff, preciso passar por isso em breve, mas tô logo vendo: vou ficar de cabelo e pé!

Bjão!

Casa de Catarina - lelê disse...

Ai menina
É um terror mesmo quando você não tem controle sobre o que está acontecendo. Lá no prédio, por sorte, eu estava no dia que o dito cujo do pedreiro passou no apartamento. Me deixou muito preocupada, porque não senti a menor segurança no sujeito (e acho que não é porque sou arquiteta), mas não deixaria ele mexer em nada lá... rs. Eu sabia melhor do que ele detectar vazamentos e como consertar.

Mas respire fundo...

Briga com vizinho tb é um porre. Eu tive um vazamento que levou 2 anos para arrumar, arruinou o banheiro (soltaram azulejos e tudo), mas agora só falta fechar o gesso.

Beijos
lelê

Anônimo disse...

Preciso comentar como me sinto em reformas quando estou em casa ou deixa pra lá???? hehehehe!

Bjs Amarílis

Fabi Carvalhos disse...

Caramba, Rosi! Como vc é paciente! Só agora foi reclamar? Eu não teria aguentado tanto tempo. Mas olha, estou na torcida p/ que tudo se resolva logo pq ninguém merece tanta apurrinhação. Beijão, Fabi.

Uma Mulher de Fases disse...

Rosi, reforma é assim mesmo, mas deve ser bem melhor quando é de nossa vontade, até porque quando queremos reformar, nos programamos e ficamos ansiosas com o resultado!
Beijos

Lidiane Vasconcelos disse...

Ai, Rosi!
Estou prestes a enfrentar uma. Apareceu uma infiltração numa das parades do quanto do futuro bebê, e que é dividida com o banheiro social. Nesta Sexta o encanador vem aqui dizer o quê e como será feito... muito em breve serei eu a ficar estressada. Aff!!!

Juh disse...

Ai menina nem me fale de obra.. aqui no rédio ao lado estão arrumando o telhado que fica bem de frente pro meu apÊ.. todo dia tem 7467386 pedreiros lá olhando meu apê.. que raiva!!

Ana Carolina Peixoto disse...

Menina, obra é assim! Fiz uma big reforma em casa e morei na obra durante 10 meses. Deu para imaginar? Mas pense no lado bom... no resultado final!
Bjs,

Creuza Moura disse...

Este é um dos motivos pelo qual quero sair do apartamento que moro e firmar o pensamento de morar em uma casa.
mas você vai superar, calma, concentra e vai. kkkk

um beijo

Fla disse...

Ai menina... isso é dose.
Poxa, nem sei o que dizer. Mas reclame viu, porque esse povo é folgado.
Boa sorte. Vou torcer para dar tudo certo.
Beijão,
Fla

Raquel Machado disse...

Oie...vim ver as novas por aqui...mas sabe que esse esquema de obras sempre e dor de cabeça na rua que eu moro estao construindo um parque desses que as pessoas vao passear no domingo eles prometeram para esse ano duvido que fique pronto...e ainda por cima quando ficar so quero ver a confusão que sera nos fins de semana e adeus paz ne?
http://kriativa.zip.net
Bjossss