20 setembro 2010

19 semanas

Você está grávida de 19 semanas, ou seja, está na 20ª semana (e no quinto mês).

Como seu bebê está crescendo
Parabéns! Você chegou à metade da jornada. Esta é uma fase essencial para o desenvolvimento sensorial do bebê, que ocorre em áreas especializadas do cérebro. Se você estiver esperando uma menina, imagine só que ela tem 6 milhões de óvulos nos ovários - número que vai diminuir para 1 milhão até a hora do nascimento.

Como fica sua vida
O útero já cresceu bastante e sua parte de cima provavelmente aproxima-se do umbigo. De agora em diante, ele aumentará cerca de um centímetro por semana.

É possível que você sinta alguma dor no baixo ventre. Não é nada para se preocupar -- são os músculos e ligamentos que sustentam a barriga se esticando cada vez mais.

Muitas mulheres morrem de medo da dor do trabalho de parto e do parto normal em si. Apesar do grande número de mulheres que optam pela cesariana aqui no Brasil para evitar o problema, pense bem no assunto, já que os riscos desse tipo de parto são muito maiores que os do normal - e a cesariana também dói bastante, só que depois que o bebê já nasceu (e quando você tem muito mais coisas com que se preocupar).

Os hospitais dispõem de várias maneiras eficazes de aliviar as dores do parto normal. O mais importante é se informar o máximo possível sobre os dois tipos de parto, porque, quanto mais no controle você se sentir, menos tensa vai ficar.

Uma boa noite de sono durante a gravidez costuma ser difícil, especialmente se você sofre de azia ou indigestão. Quando isso acontece, comida tende a ser a última coisa que passa por sua cabeça; mas algumas grávidas acordam à noite com mal-estar devido à fome e são obrigadas a comer alguma coisa para conseguir dormir de novo. Outro incômodo para dormir poderá ser o cutucão do parceiro tentando acordá-la por causa do seu ronco. A gravidez pode causar congestão nasal, o que provoca o ronco.

Fonte: Babycenter Brasil

5 comentários:

Juliana Yajima disse...

Oi Rosi!!! Só vi agora a notícia do meninão que está por vir!!!

Ai, que delícia!
Parabéns viu querida!
Que ele venha com muita saúde, para completar ainda mais a sua vida; quero dizer, a vida de vocês...

E o maridão? No geral, eles adoram receber esta notícia...claro, serão cúmplices pro resto de suas vidas. Mas é tudo muito gostoso.

Então, aproveite e curta cada momento...

Um super beijo!
Desejando uma maravilhosa semana

Lu disse...

Eeee.. estamos praticamente na metade!! Viva nos!! ;-)

Maya disse...

Mais uma semaninha e chega oficialmente na metade!!!
Que delicia!
Bjos

Rafaela Pâmela disse...

Parabééns pelas semaninhas, nessa fase começa a cair a ficha *--*Notou que elas estão passando cada vez mais rápido? uahsuahsua beeeeeeijos ;*

Hugo de Oliveira disse...

Isso amiga..ame muito seu filho. Cante pra ele, converse com ele e conte histórias é muito bom.
Ai...vendo você assim, fico tao feliz sabia.

Que DEUS ilumine essa barriga.