01 outubro 2010

Assunto sério: Você sabe o que é bisfenol-A?

O que é bisfenol-A (BPA)?
O bisfenol-A é um produto químico usado na fabricação de plásticos. O BPA também é utilizado no revestimento interno de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês.

Por que o bisfenol-A é usado em recipientes de comidas e bebidas?
Porque ele é transparente, forte, leve e duradouro e torna o plástico mais resistente a rachaduras. O revestimento de BPA usado no interior de latas de comida e bebida evita que as latas enferrujem.

O contato com o bisfenol-A traz riscos à saúde?
Nos últimos 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo muito pequenas de bisfenol-A podem ser prejudiciais para a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

Quais são os possíveis perigos do bisfenol-A para a saúde?
Os perigos incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiroide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Como estamos expostos ao bisfenol-A?
Bebês e crianças: há duas formas mais comuns de contato com o BPA:
1 – O BPA pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plástico, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independe dela ser aquecida ou não.
2. O BPA também pode migrar de latas, como as de leite em pó, e assim ser ingerido pela criança. É cientificamente comprovado que o bisfenol-A passa pela placenta e a contaminação do feto ocorre sempre que a mãe ingerir um produto que esteve em contato com o químico.

Adultos: Pela ingestão de alimentos ou bebidas provenientes de latas, recipientes plásticos usados para guardar alimentos na geladeira, garrafas (squeezes) e garrafões.

Como evitar o contato com o bisfenol-A?
- Consuma frutas e hortaliças frescas. Ao comprar conservas prefira as de vidro.
- Não aqueça comidas ou bebidas em recipientes de plástico.
- Rejeite qualquer recipiente de plástico que estiver velho, gastou ou turvo. Isto inclui garrafas d’água. Para acondicionar alimentos prefira os de aço inox, cerâmica ou vidro.

Como proteger o meu bebê do bisfenol-A?
- Evite ingerir bisfenol-A se estiver grávida ou em fase de amamentação;
- Dê leite materno;
- Prefira mamadeiras de vidro ou que tenham o selo BPA free.

Para mais informações, pesquisas e notícias sobre o bisfenol-A: http://www.otaodoconsumo.com.br/

Obs.: O leite materno é sempre a melhor opção e isso não se discute. A mamadeira em questão é a que deve ser usada quando é chegada a hora de suquinhos e outras vitaminas. Mesmo as mães que optam pelo uso de copinhos em substituição da mamadeira devem estar atentas ao bisfenol A, substância utilizada na fabricação de quase todos os produtos de plástico.

5 comentários:

Alethéa disse...

Oi Rosi! Aprendi que devemos evitar todos os plásticos que contém, dentro de um triângulo, o número 7. Normalmente, esta indicação fica no fundo das embalagens.

Abraços, boas dicas!

Marta disse...

Oi Rosi, que informação importante! Vou passa-la imediatamente à minha nora que está grávida. Obrigada pela dica...

Beijo, Marta

Shilola disse...

Gatona, assunto mega importante...
Inclusive publiquei essa semana, sobre uma mamadeira que a bebéia tá usando lá no berçario, que não contem a substancia!!! :D
Bjocas,
Carol

Naiala Xavier disse...

Olá, olha eu fui meio corajosa ou digamos até doida, só confiei nos depoimentos do orkut da pessoa, mas acabei dando sorte, conversei muito com as donas dos blogs e senti firmeza nelas, as coisinhas chegam limpinhas e conservadas, mas não podemos esquecer q é semi novo, então pode ter um desgaste maior. O pagamento foi feito por depósito na conta da dona do blog, ela me confirmou o depósito e me mandou o rastreio do correio, a caixa mais demorada chegou em 10 dias, inclusive estou esperando uma 3º compra que chega semana que vem. Até agora deu tudo certo, não tive aborrecimentos. Elas ainda mandam brindes pra nós. Eu optei por comprar as primeiras coisinhas da Joanna no brechó pois, logo vai perder, qndo ela ficar maiorzinha ainda vou andar pelos orkuts, pois as meninas tem muita coisa linda pra vender.
Espero ter ajudado.

Abç...

Naiala Xavier

Priscila disse...

Oi, Rosi!
Algumas embalagens plásticas já são produzidas sem o bisfenol, os famosos BPA Free. Eu uso as mamadeiras da avent, que são bpa free.
Bjs.