20 novembro 2010

Ser uma mãe vaca

Talvez você já tenha lido essa matéria sobre Amamentação: p://www.diariosp.com.br/_conteudo/2010/11/12971-a+pressao+de+ser+uma+mae+vaca.html

Embora tenha provocado um murmurinho entre as mães, confesso que a achei rica e verdadeira. Somos bombardeadas com campanhas incentivando o Aleitamento Maerno exclusivo, e sou a favor disso. Mas e como ficam aquelas mães que não conseguem amamentar até o tempo ideal - 6 meses?

São tantas as questões, algumas plausíveis, outras nem tanto assim, mas não podemos esquecer que há agravantes como a licença maternidade de 4 meses determinada por lei. Sim, porque muitas empresas, como a que eu trabalho, que não aderiu ao período de 6 meses, simplesmente pelo fato que não é obrigatório. Como eu fico então tendo que voltar a trabalhar quando meu filho tiver apenas 4 meses? Se você pensou na famosa bombinha tira-leite eu concordo que a terei como amiga, mas nada mais justo (para mim e para o bebê) ter outra opção de alimento durante o dia. 

Tenho um amiga que tem o vírus HIV. Infelizmente ela não pode amamentar, sabia dessa condição desde o início, mas decidiu ter o bebê. O filho dela está bem, bastante saudável mesmo não tenho uma mãe vaca. Apoio minha amiga. Quem não merece meu apoio, é uma conhecida que afirma que não vai amamentar porque "os peitos vão cair".

Não estou levantando bandeiras contra a Amamentação Exclusiva. Pelo contrário, digo novamente: sou a favor dela junto com o bom senso. Sou a favor de ajuda e orientação para mães de primeira viagem que, como eu, estão despreparadas para amamentação, e muitas vezes decidem parar de amamentar seus filhos porque "não conseguem"

Creio que as mulheres devem se libertar dos preconceitos da sociedade e das crendices populares para transmitir aos filhos tudo que significa amamentar. Não se trata apenas de alimentação, e isso pra mim é bastante claro. É um laço que transmite segurança, amor, aconchego, proteção, cumplicidade. E, o principal: é a natureza humana, uma das poucas coisas que ainda preservamos de nosso instinto quase extinto.

3 comentários:

Ci disse...

Rosi linda!!! vc vai ser mamãe! fiquei tanto tempo longe daqui... parabéns! muita luz, serenidade e saúde! que linda vc esta! :**

sobre o post, concordo plenamente!!!

Maya disse...

Rosi, concordo plenamente com oq vc disse!

Fabi Carvalhos disse...

Rosi! Que saudades! Qt ao post, concordo com vc, o aleitamento é muito bom p/ o neném sim, mas as mães não precisam se sentir culpadas caso algo as impesa de amamentar. Algumas mulheres produzem pouco leite e para o bom desenvolvimento do filho precisam complementar ou até mesmo substituir por outro leite. São situações que forçam à amamentação alternativa. Nada de grilos, o importante é sempre a saúde do bebê. Bjos nesta mamãe super fofa! Fabi.