01 julho 2011

Comer, comer é o melhor para poder crescer

Sucos, frutas e papas já fazem parte do cardápio do Dudu. Mamãe achou que era hora, o pediatra liberou e aí começou uma aventura, o que será que ele vai aceitar melhor? Gostará de maçã e banana? E as papinhas salgadas, como preparar?

Reunindo a experiência das tias e avós, a ajuda das amigas blogueiras e do Facebook junto com o bom senso da mamãe, estamos comemorando essa fase. Sim, porque até o momento tivemos boa aceitação em alguns alimentações e sucesso total em outros.

E para trocar informações, as mamães do Facebook que possuem bebês quase da mesma idade formam o grupo Mãe Pergunta, Mãe Responde e é lá que trocamos receitas, dicas, sugestões, enfim, nos ajudamos mutualmente nessa importante fase. Há mamães que já passaram por essa fase contribui com aquilo que funciona na prática, às vezes bem distante das teorias dos pediatras.


Dudu devorando sua primeira papinha de frutas

Por aqui, Dudu aceitou muito bem banana, mamão e laranja lima (mesmo tendo feito caretas nas primeiras vezes que provou), porém faz sucesso total manga e purezinho de batata e cenoura. Já maçã e suco de laranja com mamão levaram cartão vermelho. Bem sei que para se dizer que um bebê não gosta de determinado alimento é preciso oferecer mais vezes (pela teoria são 20 vezes), e é claro que farei isso, mas vê-lo recusar um alimento e ficar irritado é extremamente negativo haja vista que quando isso acontece ele se recusa a comer mais e só quer saber de leite, desperdiçando o momento da refeição. Que fique bem claro, irei oferecer novamente, só que tentarei preparar de outra forma.

Nessa semana foi a estreia das papinhas salgadas e o purezinho de batata e cenoura fez muito bonito, como já mencionei. Pretendo incluir chuchu, cará, mandioquinha e beterraba nos próximos dias, farei isso gradualmente observando a reação do pequeno. Já fico bastante tranquila, pois noto seu cocô voltando a textura e frequência habitual demonstrando que seu organismo está se acostumando com essas mudanças.

O pediatra recomendou oferecer os alimentos sem grandes misturas, permitindo apenas 2 misturas inicialmente, mas já incluindo uma porção de carne ou frango. Concordo com tal orientação, acredito que a criança deve conhecer o sabor para saber se gosta e até para sabermos o que está fazendo mal caso haja um desconforto posterior. Sopas serão oferecidas num segundo estágio, aí contarei com a grande experiência da minha irmã, afinal uma babá de longa data com quatro filhos sabe muito desse assunto.

Uma dica é: sempre separe uma pequena quantidade de papinha ou fruta para oferecer ao pequeno em um pratinho, caso ele queira mais, aí coloque mais um pouco. Se você usar o potinho inteiro para dar a refeição, pode ser que o pequeno não coma e o restante do alimento não poderá ser reaproveitado. Aqui em casa sempre que preparo as papinhas separo em dois potinhos,  tampo e conservo na geladeira (sem ter colocado a colher que o bebê comeu). 

Já me programei para fazer a feirinha do pequeno semanalmente. Isso requer uma disciplina minha para que tenha sempre em casa alimentos frescos para oferecer. Acho importante priorizar o que é natural e, consequentemente, saudável. Quanto às papinhas industrializadas, leites fermentados e os famosos "danoninhos" vou segurar o máximo que posso, acho cedo inclui-los desnecessariamente na dieta dele. Porém, as papinhas industrializadas permitem uma praticidade única para as saídas e viagens e para utilizar dessa comodidade vou precisar oferecer algumas vezes em casa, o que realmente não me agrada.... É claro que há a possibilidade de levar a papinha pronta de casa e só esquentá-la no momento da refeição, mas nem sempre há estrutura para isso...enfim, vou pensar a respeito e ver o que mais combina com meu estilo de vida.

Volto para contar mais progressos. E você como está se saindo ou como foi essa fase com seu filho(a)? Conta pra gente.

11 comentários:

Ise disse...

Oi minha linda.
Dudu é tudo de bommmmm
Passo por aqui todo dia pq me apaixonei pelo seu filho...
Eu tenho um filho que já veio pronto de fábrica e bem nesta época ele não estava comigo...
Por isso cresceu uma criança enjoada para comida..
Bjus e belo dia para vcs

Raquel Gomes disse...

Oioi, Rosiiii... tava pensando nesse momento ontem, na hora de dormir... e é claro que eu não dormi enquanto estava pensando!
Tenho medo dessa transição, assim como vou ter de muitas outras.
Não pretendo usar mamadeiras, tenho medo de acontecer como com outras crianças que largaram o peito por causa do bico diferente.
Mas ainda tenho um mês pra pensar em como vou fazer (um mês voa!).
Que bom que o Dudu tá conseguindo se adaptar (e o organismo dele tb) apesar da pouca idade, né?
E já pensou em como vai ser quando voltar a trabalhar? Onde/com quem ele vai ficar?
Beijos

chica disse...

Dudu está lindo e vai ficar cada dia mais e mais!bjs,chica

Dani Lunkmoss Lohmann disse...

Essa fase ainda não chegou pra mim, sniffff.
Mas que bom que o Dudu tá aceitando tudo... Logo ele aceitará o suquinho também!!!
Beijos!

Lila Artesanatos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alyne disse...

Olá Rosi.
Daqui a 13 dias temos consulta com o pediatra do Davi, que com seus 6 meses irá iniciar nas papinhas. Já me muni de pratinhos e colherinhas, separei uma panelinha só pra ele, e comprei um copinho de treinamento, não quero usar mamadeira por medo dele largar o peito, amo nosso momento (a hora de amamentar). Vou seguir lendo seus posts e ver como agir com as frutinhas, legumes... Como faço para participar do grupo do facebook? Achei interessante. Beijão, seu baby é lindo.

Cyy disse...

Aiiiii q bom q o Dudu tá aceitando tdo bem =D tá um lindo!
Aqui na hr q a fome aperta ela aceita as frutinhas bem, maçã e pera, morango ela nao gostou mt nao...rs as industrializadas nem na hr de mt fome, é mole? só quer as naturais, não sei se fico feliz ou triste kkkk
beeijos

Talita Lima disse...

Oi Rosi!
Tem um presentinho pra vc lá no meu blog!

http://osonhodemae.blogspot.com/2011/07/patricia-do-blog-chegada-de-um-tesouro.html

Dá uma olhadinha!!!

Bjsss
Talita

Raquel disse...

Pois eh rosi... Lia os blogs e ficava frustada... Pois meu bb nao dormia e só chorava!!! Mas agora esta td bem melhor... Eles nasceram no mesmo dia... Legal neh!!! Adoro seu blog!!! E o Dudu eh lindo demais!!! Bjocas Raquel cabreira

Bruna disse...

Rosi,
Aqui estamos na mesma que aí!
Iniciamos hoje papinha salgada e o moço adorou... aliás os moços, por que o papai comeu um montao kkk...
Eu fiz e congelei em vários potinhos pra mandar para a escolinha, a ped disse que não perde quase nada de nutriente desde que descongele em banho maria.
Hoje eu ofereci manga com morango, fiz no mixer, meia manga e 4 morangos, tava louca para comer, mas acredita que não sobrou! O Pedro comeu tudo! Esse meu filho vai virar uma bolinha kkk..
A ped montou uma rotina de alimentação para ele, eu postei hoje no blog, dá uma olhada.
Beijos
Bru

Regina disse...

Olá Rosi tudo bem, A Sanny comecei faz uns dias as papinhas salgadas e sem sucesso mal come duas colherinhas e ja era, mas como a pediatra disse temos que irmos aos poucos rsrs fico ansiosa pra ela comer logo um potão rssr as frutas não tive muita sorte e nem sucos também mal aceitou deve tambem ser o tempo frio e frutas e sucos serem gelados ,mas to tentando espero logo logo ela estar comendo bem ...
ah tbm queria participar do grupo do facebook.bjus